Reinaldo Rocha
Dando continuidade a sua proposta de homenagear pessoas vivas que contribuem para o desenvolvimento de Duas Barras, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Monnerat (Gresum), escola sediada em Monnerat, segundo distrito bibarrense, realizou seu desfile de carnaval, tendo como principal homenageada Maria do Bar.
Coube ao locutor e radialista Flávio Falcão apresentar a Gresum de Monnerat, que, sob o comando da presidente Santinha e do carnavalesco Carlos Lúcio, realizou o desfile, completando 18 anos de apresentações ininterruptas, defendendo o enredo O Circo voltou com a Maria do Bar, uma das precursoras do carnaval em Monnerat. “A escola estava devendo essa homenagem a essa bela figura, que praticamente iniciou a tradição do carnaval no segundo distrito, com o chamado Bloco da Maria. A escola se apresentou com os personagens que fazem a vida do circo, com sete carros alegóricos, uma bateria toda caracterizada de mágicos, totalizando 800 foliões, distribuídos entre 21 divisões, alas, passistas e destaques. Com certeza foi um dos melhores carnavais da nossa escola e foi fundamental o apoio do prefeito Antônio Carlos, que nos garantiu, com a aprovação da Câmara, os recursos para realizar o trabalho. Também precisamos destacar o apoio da secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Camila Ponce, e a participação direta do vice-prefeito Kinka, que não mediu esforços para que a Gresum pudesse realizar o desfile. Valeu a garra de Monnerat e a participação de todos que colaboraram com o sucesso da Gresum”, disse Carlos Lúcio.
Ele destacou ainda o trabalho da presidente Santinha, que coordenou a confecção de fantasias; a dedicação da equipe de barracão; o profissionalismo dos compositores Gláucio e Batista, reforçado por Rodrigo, que sustentou o samba durante o desfile; e o apoio da diretoria da escola, que foi incansável, bem como a presença da Companhia Viva, que, sob o comando de Tio Patrick, abriu o desfile da Gresum.
Falando de sua alegria ao fim de mais um ano de desfile coroado de sucesso, a presidente Santinha destacou: “Foi importante a colaboração de todos para o sucesso da escola, pois o trabalho de cada um contribuiu para o grupo. Destaco a garra do mestre-sala Binha e sua irmã Elisângela, que deram um show à parte, e os demais mestres-salas e porta-bandeiras, pois a Carla, grávida, não pôde desfilar este ano. Agradeço também à rainha da bateria, Claudinha, e à madrinha Jaciara, bem como ao mestre de bateria Pacheco, pelo seu trabalho e dedicação na avenida, e aos demais foliões que desfilaram com garra e amor pela escola”, reforçou.
Bastante aplaudida pelo público, a eterna madrinha da bateria da Gresum, Kelly, voltou a dar o ar de sua graça participando do desfile da escola como convidada especial. E como quem é rainha nunca perde a majestade, a jovem Kelly, mais bonita que nunca, novamente conquistou o público com seu sorriso e simpatia, distribuindo muita energia positiva na avenida.
Entre os foliões que participaram do desfile da Gresum, o secretário de Agricultura, Nauto Serafim, e sua esposa. Mas todos lamentaram a ausência de três personagens que já fazem parte da história da Gresum: a madrinha Dulcinéia, Jorge Chamy e Maria Anita.
Tendo literalmente vestido a camisa da escola pela qual vem desfilando nos últimos anos, o prefeito Antônio Carlos (PMDB), ao lado da primeira-dama e secretária de Governo, Sônia Amélia, falou sobre o desfile e o carnaval 2009: “O carnaval deste ano com certeza está até agora entre os melhores já ocorridos em Duas Barras, sem o registro de nenhuma ocorrência de gravidade. Isso é bom não só para Monnerat, mas para todo o município, que vem despontando como um lugar tranquilo para quem deseja aproveitar a folia. Foi assim no Baile do Havaí, nos desfiles dos blocos, nas matinês, nos shows das bandas contratadas pela Prefeitura. Quem ganha é o governo municipal, o comércio e a comunidade. Foi resultado de um trabalho conjunto das secretarias e equipes do governo e estou feliz de ter participado do desfile da Gresum e do carnaval de Monnerat”, enfatizou.
“Fizemos questão de participar do Baile do Havaí, de prestigiar os blocos e de participar do desfile da Gresum, ao lado do vice Kinka, de sua esposa Amanda e de sua filha Maria Eduarda, atendendo a convite da presidente da escola, Santinha, e do carnavalesco Carlos Lúcio. Para deixar claro que nosso carinho não é só com Duas Barras e Monnerat, mas com todo o município, que ganha com essa integração governo e povo”, disse a secretária Sônia Amélia.
Na condição de vice-prefeito, Kinka (DEM), que também desfilou com esposa e filha, ressaltou: “Preparamos essa festa com muito carinho para o povo, que tanto merece e precisa de momentos como esses para se divertir. Aproveito para parabenizar o Celso Lúcio, irmão do Carlinhos, por sua competência na montagem dos carros alegóricos. A ordem agora é continuar trabalhando, para melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa gente, do nosso município e de Monnerat, que precisa continuar crescendo”, concluiu.
Baile do Havaí agitou Duas Barras
Com a realização do Baile do Havaí, a nova diretoria do Bibarrense Atlético Clube, formada por Victor Thurler, Gilson Bassé, Nagimar, Adriane Teixeira, Francisco Rodrigues, Cláudio Medeiros e José Ilhiart, fez a sua parte para garantir o clima de folia e alto-astral na abertura da festa de Momo. Apesar da banda Mr. Manhattan ter iniciado sua apresentação com muito atraso, já quase a uma hora da manhã do sábado, 21 de fevereiro, a direção do clube tomou cuidados especiais com a questão da segurança, garantiu bebida gelada e tira-gostos para os participantes do baile, impedindo o acesso de menores sem acompanhantes e atenta aos excessos dos foliões mais afoitos. Para os foliões de meia-idade e os saudosistas de plantão, o que faltou ao baile foi a presença da Bandinha Show da 8 de Dezembro, que com certeza tocaria as famosas marchinhas dos antigos carnavais. Mas com esta sentida ausência os foliões foram embalados pelos ritmos baianos e o funk, que acabou roubando a cena.
Bastante concorrido, o Baile do Havaí, nas dependências do Bibarrense Atlético Clube, mais uma vez atraiu expressivo público. Também fez questão de prestigiar o baile o prefeito Antônio Carlos (PMDB), acompanhado da primeira-dama e secretária de Governo, Sônia Amélia; a secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Camila Ponce; vários secretários e assessores do governo.
“Nossa ideia foi procurar manter a tradição de um baile familiar, com muita alegria, sem esquecer da segurança dos foliões. O que estava ao nosso alcance foi feito para que as pessoas pudessem aproveitar ao máximo o baile e se sentissem acolhidas no clube. Queremos reforçar ainda mais o caráter social do nosso clube, que já é parte da história de Duas Barras”, disse o diretor social.
Victor Thurler, eleito recentemente para presidir o clube, afirmou: “Apesar do pouco tempo que tivemos, pois tomamos posse da diretoria recentemente, procuramos preparar um baile tendo por foco principal o folião, em especial o associado do nosso clube. Claro que críticas sempre acontecerão e são bem-vindas, pois nos ajudam a melhorar nossa atuação com vistas à realização de outros eventos. Mas a ordem é diversão com alegria e responsabilidade”.
Atendendo a uma determinação da juíza Maria do Carmo Alvim Padilha Gerk, titular da Comarca de Duas Barras, a comissária da Infância e Juventude, Daniele Belém, auxiliada pelo voluntário Ulisses Oliveira, esteve no baile para fazer cumprir o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Nossa missão é atuar em eventos que possam ter a participação da infância e juventude. No caso do Baile do Havaí, a presença de adolescentes só é permitida a partir dos 12 anos, acompanhados de pais ou responsáveis, sendo proibido o consumo de bebidas alcoólicas. Assim, garantimos uma festa saudável para todos, com um trabalho educativo e preventivo em favor da sociedade”, destacou.
O Baile do Havaí terminou com o tradicional banho de piscina para os foliões mais animados.
Deixe o seu comentário