Em contagem regressiva para o Natal, segurança nas ruas é reforçada

Durante o período as lojas de Friburgo estão autorizadas a ficar abertas até as 22h
terça-feira, 20 de dezembro de 2016
por Karine Knust
Avenida Alberto Braune (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Avenida Alberto Braune (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

O dito popular não mente: “Brasileiro deixa tudo para a última hora”. Como em todos os anos, quanto mais se aproxima o Natal, mais as ruas do centro da cidade ficam movimentadas. São compras de produtos para ceia, presentes para familiares, lembrancinhas de amigo secreto e alguns artigos de decoração que possam ter ficado pelo caminho. Seja qual for o motivo, a saída rumo às compras é quase certa para todos.

É neste período, em que o comércio apresenta maior movimento, que a necessidade de maior segurança, tanto para o consumidor quanto para o lojista, também fica ainda maior. Este ano, o 11º Batalhão de Polícia Militar liberou um efetivo de oito agentes a mais para realizar o policiamento a pé nas ruas, principalmente em horários de maior circulação de pessoas. De acordo com o comandante do 11º BPM, Carlos Eduardo Hespanha, além desses agentes, ainda foram disponibilizadas viaturas e policiais em bicicletas e motocicletas.

“Já estamos percebendo o resultado desta ação. No penúltimo levantamento, foram registrados 12 roubos a pedestres. Neste último, este número caiu para quatro. A rua ficou bastante movimentada neste fim de semana também, mas nenhuma reclamação de furtos ou roubos chegou até nós”, afirma Hespanha.

Nos últimos anos, o efetivo de policiais na rua ganhou um reforço de 40 agentes da PM. Em matéria divulgada no início deste mês, entretanto, Hespanha afirmou, na ocasião, que “esse ano não será como antes. Mas vamos otimizar outras formas de policiamento na mesma região”. Um dos motivos para essa redução no quantitativo de agentes pode estar diretamente ligado à crise no estado, já que este ano os servidores tiveram atrasos nos salários e no pagamento do Regime Adicional de Serviço (RAS).

Apesar de ter tido uma redução no número de guardas municipais devido a exonerações, de acordo com o subsecretário André Gripp, para manter a segurança juntamente com a PM, os servidores (guardas municipais) concordaram em adiar as férias de dezembro para não diminuir o efetivo neste período de grande movimento. Ainda segundo o subsecretário, estão sendo feitas rondas extensivas diárias a pé nas praças Getúlio Vargas e Dermeval. André não informou, entretanto, quantos guardas fazem parte desta ação. Sobre o programa Cidade Inteligente, a prefeitura informou que “as câmeras da central de monitoramento continuam ativas e multando”.

Devido ao grande movimento esperado para estes dias, as lojas poderão permanecer abertas até as 22h. O horário especial de Natal é estabelecido pela convenção coletiva da categoria, firmada entre o Sincomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade