Em Conselheiro Paulino, ruas viram canteiros de obras

sexta-feira, 11 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Incluídas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, as obras em Conselheiro Paulino continuam em ritmo acelerado para levar infraestrutura às comunidades carentes e mitigar o problema das inundações frequentes no distrito de 80 mil habitantes. Os trabalhos nas ruas Oriovaldo Jaccoud e Ventura Spargolli e no loteamento Granja São Bernardo estão inseridos no projeto da canalização do rio Bengalas e microdrenagem dos bairros Prado e Santo André, totalizando um investimento de mais de R$ 58 milhões.

O engenheiro Luiz Cláudio Gonçalves, responsável pela fiscalização das obras do PAC, sob a supervisão do secretário de Projetos Especiais, Antônio Carlos Berbert, explica o caráter social das obras: “Estamos alargando a caixa do rio para aumentar a capacidade do volume de água e, com a microdrenagem, as águas vão fluir de maneira mais rápida e eficiente, evitando os alagamentos constantes e duradouros naquelas comunidades”.

Segundo o secretário especial de Ação Integrada de Conselheiro Paulino, Wilson Tavares, as obras nas ruas Oriovaldo Jaccoud e Ventura Spargolli, que começam na represa do Alto do Catete, facilitarão o escoamento das águas de chuva. Será construída uma rede de drenagem com manilhas de 40 e 60 cm de diâmetro, num total de 220 m de extensão.

Ainda de acordo com Wilson Tavares, a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Nova Friburgo também será beneficiada com a captação das águas pluviais ao longo da rua Ventura Spargolli, desafogando a galeria existente nas proximidades da entidade. O prazo para conclusão dos 0trabalhos é de 15 a 30 dias.

 

Granja São Bernardo

 Além disso, no loteamento Granja São Bernardo, onde o esgoto corre a céu aberto na Travessa Coutinho, nos próximos dias será construída uma caixa de receptação para evitar os transbordamentos que acontecem na época de chuvas, uma vez que a galeria existente não dá vazão ao volume de água. Já na rua Francisco Alves da Costa, será reconstruída parte da galeria (cerca de 50m) que está danificada.

Neste mesmo loteamento a captação de águas pluviais será feita com a complementação de 150 metros de galeria, e na rua Tomasino do Império será construída uma rede com manilhas ao longo de 250 metros. O secretário de Ação Integrada de Conselheiro Paulino informa que as obras na Granja São Bernardo devem estar concluídas até o fim de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade