Agosto marca o retorno do Friburguense às competições oficiais em 2015. E no primeiro dia do mês, o técnico Gerson Andreotti comandou coletivo e realizou diversos testes na equipe em busca da formação ideal para a Copa Rio. A atividade aconteceu na manhã deste sábado, no estádio Eduardo Guinle, e terminou com a vitória do time de coletes pelo placar de 2x0. Lohan e Caíque marcaram os gols.
Autor do primeiro tento, o destaque do time de juniores no estadual deste ano — autor de 23 gols — foi uma das novidades no time titular. Ziquinha, que durante a maior parte do estadual ocupou a posição, atuou entre os reservas. Na briga pela camisa 10, que pode voltar a ser de Jorge Luiz (vide box nesta página), Jefferson saiu na frente de Tufy e ocupou a posição que era do maestro. Na defesa, Diego Guerra assumiu a posição ao lado do capitão Cadão, sinalizando que deve mesmo jogar a Copa Rio pelo Friburguense.
A equipe de coletes, considerada a principal, atuou com Afonso, Sergio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Felipe; Bidu, Damião, João Victor e Jefferson; Caíque e Lohan.
Gritos e insistência na bola parada
Pouco antes da atividade, jogadores e comissão técnica estiveram reunidos para um bate-papo durante aproximadamente 20 minutos. Quando a bola rolou, Andreotti não poupou gritos e gestos para orientar os jogadores. Também houve aplausos, especialmente quando Lohan balançou as redes pela primeira vez. Não foram raras as vezes em que o treinador parou o treino e repetiu cobranças de faltas e escanteios, uma marca de Andreotti no Friburguense. Durante as entrevistas, o comandante tricolor costuma exaltar a importância da bola parada para vencer os jogos.
Logo na sequência, o time de coletes ampliou o marcador com o tento de Caíque. Foram muitas as paralisações para treinar a bola parada ofensiva e defensiva. No decorrer da atividade, o treinador do Frizão realizou testes na equipe titular e poupou atletas como Cadão e Sergio Gomes.
Em paralelo, o restante do elenco trabalhou a parte física com o preparador Paulo Cesar Fagundes. Destaque para a participação do goleiro Marcos, que passará por uma bateria diferenciada de atividades para se aproximar do nível dos demais companheiros.
O Friburguense segue a preparação para a Copa Rio durante as próximas semanas. Após folga no último domingo, o elenco se reapresentou na segunda-feira, 3, para a continuidade da programação de treinos. A estreia do Tricolor da Serra acontece no dia 26 de agosto contra o Bangu, às 19h30, no Eduardo Guinle.
Jorge Luiz não se adapta em São Paulo e deve retornar ao Frizão
O Friburguense pode ter o seu camisa 10 de volta já nesta Copa Rio. Emprestado ao RB Brasil, de São Paulo, Jorge Luiz é aguardado em Nova Friburgo nesta semana para definir a sua situação. O meia não teria se adaptado ao novo clube, e como possui contrato com o Tricolor da Serra, retornaria para a disputa da Copa Rio. Em São Paulo, Jorge tem atuado pouco e sequer foi relacionado para algumas partidas da equipe. Também ex-jogador do Frizão, o meia Marcelo integra o elenco do time paulista, mas não é titular.
Caso confirme o retorno, esta não será a primeira vez que Jorge Luiz volta antes do término do período de empréstimo. Em 2013, o jogador pediu rescisão de contrato junto ao Macaé em meio à disputa do Brasileirão da Série C para retornar ao Friburguense. À época, o meia alegou divergências com dirigentes do alvianil praiano. Desta vez, o problema seria realmente a adaptação.
No Tricolor da Serra, Jorge Luiz conta com bastante prestígio e logo reassumirá a camisa 10 da equipe. O técnico Gerson Andreotti tem feito diversos testes, mas não consegue encontrar um jogador com as mesmas características. Dono de bom passe e chute potente de longa distância, também cobra a maioria das faltas e escanteios. O meia de 27 anos está há cinco no clube, e já disputou, além do campeonato carioca, a Copa Rio e o Campeonato Brasileiro da Série D.
Goleiro Marcos retorna e reforça o Friburguense na Copa Rio
Titular do Friburguense durante o campeonato carioca de 2015, o goleiro Marcos está de volta a Nova Friburgo. O jogador de 31 anos de idade foi emprestado ao Sampaio Correa, de Saquarema, logo após o término do estadual. Ainda com o contrato em vigor, o atleta retorna para compor o elenco que vai disputar a Copa Rio a partir de 26 de agosto. Além de Marcos, o Frizão terá as opções de Afonso, Luiz Felipe e Leon para o gol.
Titular nos campeonatos estaduais de 2011 e 2012, o arqueiro rompeu os ligamentos do joelho direito e operou imediatamente. Na última passagem pelo Friburguense, Marcos participou de 16 partidas em 2012. O goleiro sofreu a lesão quando defendia o Madureira, no início de 2012, e desde então não voltou a atuar. O jogador retornou ao Piauí, sua terra natal, onde realizou boa parte do processo de recuperação. Este ano, foi um dos destaques do Tricolor da Serra no carioca.
Deixe o seu comentário