Em busca da escola ideal

sexta-feira, 02 de novembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Sempre ao fim do período letivo a busca de uma escola ideal se torna uma preocupação para os pais e para as mães. Algumas variantes são características desse cenário. Crianças que saem dos Centros de Educação Infantil para uma escola com oferta do Ensino Fundamental, ou adolescentes que estão em escolas cuja oferta vai até o 9º ano do Ensino Fundamental, daí a procura pela escola com a oferta do Ensino Médio. Ou ainda famílias que querem mudar de escola e aquelas que mudaram de cidade ou até de endereço.
A procura da escola ideal em qualquer uma dessas situações deve primeiro passar por uma reflexão sobre “o que se espera da escola para meu filho ou minha filha”. A família busca uma escola que fomenta a criatividade, a busca de novos conceitos, o questionamento, a argumentação, a autonomia, uma escola preocupada com a formação integral do ser humano ou uma escola cujo foco está mais voltado na formação de excelentes profissionais, nos conteúdos a serem ministrados e no mercado de trabalho. Essas questões aparentam ser simplista, mas elas geram outro rol de questionamentos que a família deve se fazer e tentar encontrar alguma resposta. 
Normalmente a passagem da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental acaba gerando uma ansiedade muito maior entre os familiares da criança. Já na passagem do fundamental para o médio a família e o próprio adolescente já avaliam com mais segurança a escolha do espaço educacional.

 Tendo claro qual o perfil da escola a visita às instituições de ensino torna-se obrigatória. Alguns procedimentos devem ser observados:
• a escola deve ter um Ato Oficial, expedido pela Secretaria estadual de Educação, que a credencia e autoriza seu funcionamento;
• atestada a legalidade da instituição é importante conhecer seu Projeto bem como seu Regimento; conhecer o projeto da escola é um elemento esclarecedor para as perguntas que foram formuladas;
• na visita a conversa com a direção e/ou com a equipe pedagógica é bastante relevante, pois todas as dúvidas com relação ao funcionamento da instituição poderão ser esclarecidas: o sistema de avaliação, que deve ser muito bem esclarecido; como é feito o atendimento às famílias; qual é a metodologia; as normas e regulamentos; as atribuições, deveres e proibições de alunos e das famílias, entre todas outras questões que estão postas tanto no Projeto e Regimento; 
• conhecer o espaço físico, que é um elemento educador e imprescindível em todo o processo ensino aprendizagem deve fazer parte da observação atenciosa da família; em algumas instituições o espaço físico é a ferramenta mais importante da escola; a existência da biblioteca e seu funcionamento, laboratórios, auditório, quadra poliesportiva, os lugares cobertos para dias chuvosos, os sanitários, a cantina e seu cardápio; os espaços irão apontar: se a escola realmente está preocupada com as questões ambientais e de saúde; para o respeito às diferenças de cada um; para o desenvolvimento de todo o processo de ensino e aprendizagem;
• o cuidado com a higiene, a limpeza e a segurança também deve ser criteriosamente observado; 
• também conversar com os profissionais que lá atuam e com outras famílias que já têm suas crianças há mais tempo naquela instituição; 
• a criança deve acompanhar essa visita e a família deve estar atenta na empatia da criança com esse novo espaço que irá preencher grande parte de seu dia.

Para as crianças que estão iniciando na escolaridade formal de ensino essa porta de entrada irá refletir em todo o processo futuro de escolarização do filho ou da filha. O prazer pelo aprender sempre é plantado nessa primeira etapa educacional. 
A família deve estar consciente de que não se transfere a educação de seus filhos e filhas para a escola. A família deve valorizar aquele espaço educativo e respeitá-lo demonstrando assim que a instituição escola ocupa um lugar social de relevância.

Fátima Chueire Hollanda é assessora
pedagógica do Sinepe/PR (Sindicato das
Escolas Particulares do Paraná)

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