(SECOM) - O prefeito Heródoto Bento de Mello e o secretário estadual de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro, participaram nesta segunda-feira, 6, da aula inaugural de lançamento do Projovem Urbano no estado do Rio de Janeiro. O evento foi realizado na Escola Estadual Glauber Rocha, no Jardim Ouro Preto, em Conselheiro Paulino.
Cerca de 310 jovens friburguenses, de 18 a 29 anos, já matriculados, serão beneficiados com elevação de escolaridade, através do ensino fundamental, e cursos de qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho. Ao término do curso, os alunos receberão diploma de especialistas em estética (cabeleireiro, manicure, maquiadora e depiladora), alimentação (auxiliar de cozinha e chapista) e construção e reparo (gesseiro e ladrilheiro).
Todos os estudantes sem ausências nos diários dos professores receberão uma bolsa auxílio de R$ 100, mensais durante o curso, que terá a duração de 18 meses e será ministrado de segunda a sexta de 18h às 22h na Escola Estadual Glauber Rocha.
“É uma excelente oportunidade para estes jovens, pois além de receberem diplomas de formação, ainda vão aumentar suas chances de inclusão no mercado de trabalho com a qualificação profissional”, disse o secretário de Estado Ronald Ázaro.
Nova Friburgo alcançou o recorde de inscrições já na abertura de matrículas e pretende criar ainda um novo núcleo de ensino para os alunos que estão no cadastro de reserva. Apesar de o limite de inscrições já ter sido superado (350 estão inscritos), novas matrículas podem ser feitas no próprio local das aulas, bastando o candidato levar as fotocópias da identidade e comprovante de residência.
”Na vida só vale quem sabe. O conhecimento é mais caro que o dinheiro. Quando se tem uma boa formação, o emprego é uma questão de tempo. Aproveitem essa chance e estudem com afinco, pois daqui a 18 meses estou certo de que todos estarão no mercado de trabalho”, previu o prefeito Heródoto.
Quatro anos de Projovem
O Programa de Inclusão de Jovens integra a Política Nacional de Juventude do governo federal. Foi implantado em 2005, sob a coordenação da Secretaria Geral da Presidência da República, em parceria com os ministérios da Educação, Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
No Rio de Janeiro, o Projovem é executado pela Secretaria Estadual de Trabalho e Renda em parceria com as secretarias estaduais de Educação e de Ação Social, além das prefeituras municipais. Foram escolhidos para participar do programa municípios com até 200 mil habitantes.
Além de Nova Friburgo, também integram o programa as cidades de Japeri, Queimados, Seropédica, Paracambi, Itaguaí, Nilópolis, Mesquita, Mangaratiba, Tanguá, Maricá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Quissamã.
Futuro nos estudos
Márcia Elize Rufino, que será a titular da futura Secretaria da Juventude, a ser criada pelo prefeito Heródoto, acolheu o Projovem Urbano como uma grande idéia que possibilita aos jovens uma inserção rápida no mercado de trabalho.
“Considero o Projovem Urbano um dos melhores programas sociais dos últimos tempos. A formação dos jovens no ensino fundamental, os cursos profissionais, as aulas de informática e o auxílio de R$ 100 mensais, além de estimular o jovem a ter uma perspectiva de vida, podem viabilizar a possibilidade de uma futura profissão até mesmo como autônomo. Em tempos de crise, esta possibilidade é muito importante”, avaliou a professora.
A estudante Elisangela Gutiara, 20 anos, moradora do bairro Jardim Califórnia, encontrou no Projovem uma chance de dar início à sua carreira de cabeleireira.
“Com um diploma nas mãos e o conhecimento que vou adquirir, tenho certeza de que vou, enfim, poder ficar mais segura na hora de procurar emprego, disse a jovem.
Estavam também presentes à solenidade, o secretário municipal do Trabalho, Ronaldo Calvo; o secretário de Conselheiro Paulino, Wilson Tavares; a subsecretária Estadual de Trabalho e Renda, Márcia Cristina Garcia; a diretora executiva do Projovem no polo metropolitano, Kátia Hein e o deputado estadual, Olney Ribeiro Botelho.
Deixe o seu comentário