Em 2018, pelo menos 10 feriados caem durante a semana

Dia do bicentenário de Friburgo, por exemplo, 16 de maio, será numa quarta
quinta-feira, 28 de dezembro de 2017
por Karine Knust
Lazer no Parque do Cão Sentado (Arquivo AVS)
Lazer no Parque do Cão Sentado (Arquivo AVS)

Se você é desses que confere o calendário do ano novo mesmo antes dele começar só para saber em quais dias da semana vão cair os feriados, vai gostar da notícia. Em 2018 serão  pelo menos dez folgas para curtir durante a semana, incluindo o 16 de maio para os friburguenses. O melhor ainda para quem ama feriados é que a maioria deles cairá em  sextas-feiras, o que vai permitir que muitos emendem com o fim de semana. Em outros casos, os feriados cairão em terças ou quintas-feiras, ou seja, pelo menos cinco feriados poderão ser prolongados.

Nesta terça-feira, 26, o Ministério do Planejamento publicou, no Diário Oficial da União, o calendário de 2018. De acordo com a publicação, para as repartições federais, o novo ano terá nove feriados e outros cinco pontos facultativos. Isso porque, o calendário federal não inclui como feriado datas tradicionais como o Carnaval (12 e 13 de fevereiro), que é ponto facultativo, e o dia de Corpus Christi (31 de maio), também incluído como ponto facultativo.

Segundo o calendário federal, os feriados nacionais são: 1º de janeiro (segunda-feira),  Confraternização Universal; 30 de março (sexta), Paixão de Cristo; 21 de abril (sábado), Tiradentes; 1º de maio (terça), Dia do Trabalho; 7 de setembro (sexta),  Independência do Brasil; 12 de outubro (sexta), Nossa Senhora Aparecida; 2 de novembro (sexta), Finados; 15 de novembro (quinta), Proclamação da República; 25 de dezembro (terça), Natal. Já os pontos facultativos são 12 e 13 de fevereiro (segunda), Carnaval; 14 de fevereiro (quarta), Quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14h); 31 de maio (quinta), Corpus Christi; 28 de outubro (domingo), Dia do Servidor Público.

Além dessas datas, no Estado do Rio de Janeiro os dias 23 de abril, uma segunda-feira, e 20 de novembro, uma terça-feira, também são feriados de São Jorge e da Consciência Negra, respectivamente. Sem contar, é claro, com o aniversário de Nova Friburgo, no dia 16 de maio, uma quarta-feira - data em que a cidade completará seu bicentenário.  

Mas se para uns os feriados são bastante positivos, para outros a situação não é das melhores. De acordo com um levantamento divulgado nesta terça-feira, 26, pela CDL Rio, só na Cidade Maravilhosa esses feriados podem representar um prejuízo de R$ 5 bilhões ao comércio local. Cada dia parado representa uma perda média de cerca de R$ 405 milhões.

Segundo o presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, apesar dos acordos feitos entre os sindicatos, que permitem as lojas abrirem nesses dias, os feriados do ano e seus possíveis prolongamentos vão penalizar os lojistas, principalmente as lojas de rua que são as que mais sofrem.  “Não há dúvida que este excessivo número de dias parados prejudicará o comércio. São quase 30 dias (um mês) de vendas depreciadas. E não são apenas os empresários lojistas que perdem com isso. Perdem o governo que deixa de arrecadar impostos; os comerciários que deixarão de vender e também o próprio consumidor que não pode comprar”, afirma Aldo.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade