Eles estão entre nós: suíços começam a chegar para o bi

Cônsul-geral, cônsul-adjunto e cineasta suíços se encontram no gabinete do prefeito, junto com o craque Caju
terça-feira, 08 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
As autoridades suíças com Caju, Wilton Neves e o prefeito Renato Bravo (Foto: PMNF)
As autoridades suíças com Caju, Wilton Neves e o prefeito Renato Bravo (Foto: PMNF)

O clima da Suíça já se instalou em Nova Friburgo, e não só pela garoa fina que começou a cair no fim da manhã desta terça-feira, 8. O prefeito Renato Bravo recebeu em seu gabinete o cônsul-geral da Suíça, Rudolf Wyss, o cônsul-adjunto Christophe Vauthey e o cineasta suíço Jean-Théo Aeby. Participou também do encontro o ex-jogador Paulo Cezar Caju, campeão mundial com a Seleção Brasileira na década de 70, acompanhado do secretário da Casa Civil, Gilberto Salarini, e do secretário de Esportes, Waldemir Veloso.

O encontro deu-se pela importante participação dos suíços na formação de Nova Friburgo. O consulado presenteou Renato Bravo com uma camisa comemorativa pelo jogo Brasil x Suíça, que ocorrerá na Copa do Mundo.

Para as festividades do bicentenário, 150 cidadãos do país virão participar das celebrações e conhecer Nova Friburgo. Entre eles, uma banda de fanfarra, que participará do desfile cívico, e o DJ Mugabo, que tocará no dia 16 na Praça do Suspiro, no Centro, às 19h30. 

O presidente do Conselho Nacional da Suíça, Dominique de Buman, também estará presente para o hasteamento da bandeira no dia do desfile e na inauguração do monumento dos 200 anos, no domingo, 13.

O cineasta Jean-Théo Aeby, criador dos filmes suíços que começaram a ser exibidos ontem e irão até o dia 11 de maio, na Usina Cultural Energisa, às 18h, se disse emocionado por estar onde famílias dele estiveram e que, através da reação das pessoas que assistiram ao filme, ele pôde perceber que há uma conexão muito forte entre os países e concluiu dizendo ser um grande prazer estar na cidade.

Na noite desta terça-feira, 8, será exibido o filme "Barba, Cabelo e Bigode", às 19h30, na Usina Cultural Energisa, na Praça Getúlio Vargas, 55. O documentário, dirigido por Lúcio Branco, aborda a trajetória dos craques do futebol Paulo Cezar Caju, Afonsinho e Nei Conceição no crítico período da ditadura militar. Os craques estarão na apresentação do longa.

Os ex-jogadores, com exceção do Paulo Cezar Caju, que teve um contratempo, também estarão presentes amanhã, 9, no jogo amistoso entre Amigos de Nova Friburgo contra Amigos da Suíça, às 14h, no Estádio Eduardo Guinle, em Olaria. Os participantes são friburguenses com descendências suíças. A bola utilizada na partida foi trazida pelo cônsul suíço e é do mesmo modelo que será utilizada na Copa do Mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade