Termina hoje, 30, o prazo para o eleitor que perdeu ou teve o título extraviado pedir a reimpressão do documento. O pedido pode ser feito em qualquer cartório eleitoral do país. A prorrogação no prazo, que inicialmente se encerraria no último dia 23, foi aprovada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir o direito do voto de todos os cidadãos brasileiros que estejam com a situação eleitoral regularizada. Contudo, só pode pedir a reimpressão o eleitor que já tinha ou que solicitou seu título até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010. Para solicitar o título, o eleitor deve se dirigir a qualquer cartório eleitoral portando um documento oficial com foto. Em Nova Friburgo, os três cartórios – 26ª, 81ª, 222ª ZE – funcionam no prédio do antigo fórum, na Praça Getúlio Vargas.
DOIS DOCUMENTOS – O TSE lembra que a Lei 12.034/2009 determinou a obrigatoriedade da apresentação do título e de um documento oficial com foto para votar no domingo, 3. Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista ou ainda o passaporte. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.
TV E RÁDIO – Hoje, 30, também é o último dia da propaganda eleitoral nas emissoras de rádio e televisão. Nesta quinta-feira, 30, após a novela Passione, a Rede Globo transmite ao vivo debate entre os candidatos à presidência, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL). O programa deve terminar antes da meia-noite, para não infringir a lei eleitoral.
Deixe o seu comentário