Os jovens entre 16 e 17 anos de idade que desejam votar nas eleições 2016, assim como os eleitores que pretendem regularizar ou transferir o título em caso de mudança de localidade, tem até o próximo dia 4 de maio para ficar em dia com a Justiça Eleitoral.
O prazo vale também para o eleitor que mudou de residência dentro do mesmo município pedir a alteração de endereço no seu título eleitoral e para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial, a fim de que possa exercer o direito ao voto com mais tranquilidade e rapidez, sem obstáculos de ordem urbana.
O alistamento eleitoral é obrigatório para todo brasileiro naturalizado maior de 18 anos e facultativo para os analfabetos e para aqueles com idade entre 16 e 17 anos ou maiores de 70 anos. Pode se inscrever para votar os jovens que ainda têm 15 anos, mas completarão 16 até o dia 2 de outubro de 2016 (data do primeiro turno das eleições municipais).
Alistamento
Engana-se quem pensa que tirar o primeiro título de eleitor é tarefa difícil; basta comparecer ao cartório eleitoral — em Nova Friburgo, situado na Praça Getúlio Vargas, 89, Centro — levando original e cópia do documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal controladores do exercício profissional, certidão de nascimento ou casamento, extraída do Registro Civil, ou certificado de quitação com o serviço militar) e comprovante de residência atualizado. Se o eleitor for do sexo masculino e tiver 18 anos completos, deverá também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar (de 1.º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).
De acordo com o Tribuna Regional Eleitoral, em Nova Friburgo, o aumento no movimento do cartório da 222ª Zona Eleitoral triplicou nas últimas semanas devido a aproximação do fim do prazo e a campanha Semana do Jovem Eleitor, que tem como objetivo incentivar o alistamento eleitoral de jovens, ampliando a participação deles nas eleições brasileiras. Ainda conforme o TRE, o número de eleitores que procuram o órgão para a transferência e regularização do título também foi intensificada.
Nestes casos é necessário o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente. Vale destacar ainda que o título não pode ser retirado por terceiros, nem mesmo com procuração. É necessário comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral, onde o documento é entregue na hora ao eleitor. As unidades da Justiça Eleitoral no estado do Rio de Janeiro funcionam de segunda a sexta, das 11h às 19h.
Deixe o seu comentário