Eleição para diretores de escolas municipais vai até sexta-feira

Pleito vai escolher os próximos gestores de 109 unidades escolares
terça-feira, 29 de novembro de 2016
por Alerrandre Barros
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A eleição para a escolha dos diretores das escolas municipais de Nova Friburgo vai até a próxima sexta-feira, 2 de dezembro. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, pelo menos 109 escolas da rede participam do processo, o que representa aproximadamente 90% das unidades escolares do município. As escolas recém-inauguradas e as conveniadas não participam do processo eleitoral, pois nelas já é prevista a indicação dos dirigentes.

A escolha dos próximos diretores, para o mandato de dois anos, começou nesta segunda-feira, 28. Na semana passada, os candidatos puderam apresentar para a comunidade escolar o projeto de gestão da sua chapa. Durante esse período, foram realizados debates, panfletagens e reuniões para que os eleitores fossem esclarecidos para votar.

Ao diretor da unidade escolar é reservado o dever de administrar a instituição — inclusive financeiramente — mantendo-a dentro das normas do sistema educacional, seguindo portarias e demais instruções da Secretaria Municipal de Educação, além de supervisionar a qualidade do ensino e do projeto pedagógico, orientando professores e demais profissionais e buscando oportunidades de capacitação para os colegas da equipe docente.

O diretor eleito precisa conhecer a legislação e as normas da Secretaria Municipal de Educação para reivindicar ações junto a esse órgão, identificar as necessidades da instituição que gerencia e buscar soluções pedagógicas junto às comunidades interna e externa e à própria secretaria.

De acordo com a Secretaria de Educação de Nova Friburgo, podem votar servidores da unidade, pais ou responsáveis por alunos com idade até 12 anos e alunos com mais de 12 anos. A urna é disposta em local determinado por cada escola. O resultado será divulgado no dia 12 de dezembro, quando será entregue a lista tríplice de cada unidade ao Executivo para a realização da posse que deve ocorrer no início de janeiro.

Essa é a terceira eleição para diretores das escolas de Nova Friburgo. O primeiro pleito ocorreu em 2012 para a escolha dos gestores de 57 escolas. Em 2014, esse número subiu para 66 unidades escolares. Além do mandato de dois anos, os diretores puderam, neste ano, concorrer a reeleição, depois de uma alteração feita na lei municipal 3989/2011, dos vereadores Cláudio Damião e Professor Pierre, ambos do Psol, que regulamenta o processo eleitoral nas escolas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade