Na manhã da segunda feira, 14, o Parque Municipal Juarez Frotté, em Cascatinha, recebeu estudantes das escolas municipais Patrícia Jonas Santanna e Messias de Moraes Teixeira para plantar árvores nativas da Mata Atlântica. Durante o evento, que contou com a presença do prefeito Sérgio Xavier e dos titulares das secretarias municipais de Turismo, Meio Ambiente e Serviços Públicos, os estudantes aprenderam sobre a importância da preservação da natureza com o responsável pelo Horto Municipal, Oswandil Carlos Quima. Com o plantio, as crianças se sentiram contribuindo para a expansão da área verde em Nova Friburgo.
“Parabenizo a confecção Elas e seus responsáveis pela iniciativa de preservar a natureza de Nova Friburgo e com isso torná-la uma cidade mais bonita. Se outros empresários tivessem atitudes como esta, certamente teríamos um município ainda melhor”, comentou o prefeito.
A ação idealizada pela microempresa Elas, que doou as mudas para o plantio, teve apoio da Rota 116, com o programa Rota Ambiental e suas consultoras Jacqueline Gomes Freitas e Sabrina Freitas de Moraes. Entre as mudas plantadas no Parque Juarez Frotté, doadas pelo Inea ao projeto Elas Preservando, criado pela confecção Elas, estão pau-d’alho, jacaré, bico-de-pato e tarumã, entre outras que serão doadas pelo Horto.
O Projeto Ambiental Elas Preservando, que conta com apoio do jornal A Voz da Serra, está com mais um viveiro de mudas, localizado na Escola Municipal Patrícia Jonas Santanna, no bairro Bela Vista, onde os professores e diretoria, em parceria com a confecção, ensinam as crianças a cultivar suas próprias mudinhas. “A ideia é expandir este projeto para outras escolas da região. Precisamos de um local onde possamos fazer o plantio destas futuras árvores, cultivadas pelos alunos, e de um engenheiro florestal para nos auxiliar com dicas técnicas”, disse Alex Sandro Santos, do Elas, informando ainda que a principal busca deste projeto é unir pessoas e empresas que queiram contribuir para o bem de Nova Friburgo e de seus moradores.
“Aproveito para agradecer o esforço do amigo Carlos Machado, administrador do Parque Juarez Frotté, que nos autorizou a instalar ali uma base de nosso projeto. Quando fomos procurá-lo, ele nos recebeu com alegria e humildade. O momento era delicado, pois as mudas eram cultivadas em nosso terraço e por ordem do proprietário do imóvel teríamos que retirá-las dali. Caso o Carlos não nos ajudasse, assim como a secretaria de Turismo, que controla aquele espaço, teríamos que dar fim ao projeto”, concluiu Alex, que agradece, ainda, o empenho de todos os parceiros deste evento.
Deixe o seu comentário