Elas adoram sair da rotina!

sexta-feira, 07 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Um dos momentos mais esperados do ano pela criançada chegou: as férias! Os pequenos vibram, pois este é o período livre de rotina, horários, atividades, obrigações escolares e até mesmo das regras alimentares, fatores que são esquecidos para se dedicarem muito mais à diversão. É nessa ocasião que os pais perdem o controle da alimentação de seus filhos, o que inclui quantidade, necessidades nutricionais, assim por diante. Ainda vale destacar que as crianças passam mais tempo com seus familiares, que fazem de tudo para agradar e acabam contribuindo com as guloseimas fora de hora. 

O pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg explica que sair um pouco da rotina, ainda mais no período das férias, não tem problema, desde que sejam criados alguns limites, mas nada de exageros. O especialista ainda alerta para o fato de que existem crianças com outro perfil, aquelas com dificuldades de alimentação, os chamados picky eaters, ou comedores seletivos, que apresentam certa indiferença em relação à comida e frequentes oscilações na preferência e aceitação dos alimentos. Neste caso, as férias podem tornar-se uma boa oportunidade para os pais observarem e estimularem o interesse deles pela comida. De acordo com o dr. Fisberg, é justamente neste momento que é mais fácil identificar o problema na alimentação e se os pequenos necessitam dos suplementos/complementos nutricionais.

Mitos e verdades sobre suplementos alimentares

Suplemento nutricional infantil é indicado para qualquer criança, maior de 1 ano, que não se alimenta bem.

VERDADE – Os suplementos nutricionais são alimentos, por isso não têm contra-indicação.

Suplemento nutricional pode fazer com que a criança engorde descontroladamente.

MITO – Quando o suplemento tem fórmula balanceada e equilibrada, principalmente no que diz respeito à distribuição calórica, não interfere no aumento de peso da criança normal.

O suplemento nutricional não atrapalha, nem substitui as refeições.

VERDADE – Como o próprio nome diz, o suplemento nutricional é uma alternativa de incrementar a dieta infantil. Não interfere no apetite da criança, pois sua fórmula permite que seja facilmente digerido e absorvido pelo organismo. Não tem como objetivo substituir refeições, e sim, fornecer equilíbrio à alimentação natural.

Suplemento nutricional e alimento enriquecido estão na mesma classe de produtos.

MITO – Os suplementos nutricionais oferecem macro e micronutrientes, ou seja, são fontes de proteínas, lipídeos e carboidratos, bem como de vitaminas e minerais. Por trás da formulação destes produtos existem quantidades destes nutrientes adequadas ao consumo diário necessário e indicado para as crianças. Já o alimento enriquecido é aquele ao qual foi adicionada uma substância nutriente, com o objetivo de reforçar o seu valor nutritivo, seja repondo quantitativamente os nutrientes destruídos durante o processamento do alimento, seja acrescentando nutrientes em nível superior ao seu conteúdo normal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade