O programa Hora Técnica que a Aeanf—Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo—apresenta nesta quarta-feira, 27, às 21h, tem como tema “Elaboração da Carta Geotécnica do município de Nova Friburgo”. O assunto será debatido pelo engenheiro civil Ivison Soares de Macedo—coordenador da Câmara Técnica de Geotecnia, secretário municipal do Meio Ambiente e coordenador da Elaboração da Carta Geotécnica—, que conversará com o geólogo Cláudio Amaral—diretor de geologia do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM/RJ)—e com o professor Tácio Campos—coordenador do Núcleo de Geotecnia Ambiental da PUC-Rio. A intermediação será do jornalista Paulo de Carvalho.
Em Nova Friburgo, como em municípios de todo território nacional, tem se mostrado cada vez mais necessário um mapeamento geológico competente e detalhado, que permita definir, a partir de parâmetros técnicos, a forma de ocupação da cidade e do município.
A nova lei de Defesa Civil (nº 12.608), promulgada em abril de 2012, vem suprir esta demanda. Com a finalidade de regular todo o adensamento humano e a expansão urbana, esta lei obriga todos os municípios brasileiros a elaborarem uma carta geotécnica, que deverá estar implementada até 2015. Os municípios que não o fizerem, não poderão—a partir de abril de 2014—efetuar novos parcelamentos de solo. A prefeitura de Nova Friburgo, ciente e atenta, determinou a realização de um estudo para a “Elaboração da Carta Geotécnica de Nova Friburgo”, que está sendo feito em convênio com o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro e o Ministério das Cidades.
A elaboração deste instrumento técnico é de suma importância para a segurança e bem-estar de nosso município. O debate em torno destas questões será levado ao ar no programa de hoje, transmitido ao vivo pelo canal 10 do sistema de televisão a cabo, RCA. Para fazer perguntas ao vivo é só ligar 2519-2003.
Para saber mais sobre a Aeanf, enviar sugestões para o programa, ou esclarecer dúvidas, acesse www.aeanf.org.br ou envie seu e-mail para aeanf@gigalink.com.br.
Deixe o seu comentário