A secretaria municipal de Educação, através da coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), iniciou um projeto-piloto de reforço escolar para alunos do 6º ao 9º anos através de uma plataforma virtual, online e gratuita.
Segundo a prefeitura, inicialmente, apenas os alunos do Colégio Dermeval Barbosa Moreira estão tendo acesso ao canal. O conteúdo aplicado em sala de aula é adaptado para a plataforma através de atividades extras nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia.
Os alunos possuem login e senha para acessar o sistema e realizar as tarefas. Além disso, o canal conta com um chat para conversas individuais entre alunos e entre aluno e professor, e também um fórum de discussão com a participação livre de todos.
A plataforma permite que as atividades realizadas sejam avaliadas imediatamente e com apresentação do gabarito para que os alunos saibam onde cometeram o erro.
De acordo com a coordenadora da EJA, Ana Paula Cortes Rodrigues, o reforço à distância foi uma construção coletiva a partir da ideia de se criar o ensino da EJA à distância no âmbito da Secretaria, pois muitas pessoas sondadas a entrarem ou retornarem à escola dizem que não têm condições de frequentar uma sala de aula por falta de tempo ou dificuldades de acesso. Por isso, a equipe da EJA deu início ao projeto piloto já pensando em ampliar para todas as unidades que oferecem esta modalidade de ensino para, futuramente, desenvolverem o Ensino a Distância (EaD) da EJA para alunos de escolas municipais ou, ao menos, ensino semipresencial.
Deixe o seu comentário