A retomada da memória ferroviária em Nova Friburgo segue unindo forças e acumulando novos apoiadores. O mais recente episódio deste esforço foi escrito na última quinta-feira, 4 de maio, quando representantes do Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos (EGCP) da PMNF e do núcleo friburguense da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF) reuniram-se para formalizar a parceria das duas entidades em torno dos projetos que cada uma vem desenvolvendo nesta mesma área. O Museu do trem, por parte da Prefeitura; e a implantação do trem turístico regional, por parte da associação.
Participaram do encontro André Luiz Gomes, gestor do EGCP; Guillaume Isnard, subsecretário de governo; Walter Thurler, subsecretário de desenvolvimento econômico; e também a consultora empresarial Deborah Gomes da Cunha e o acadêmico e pesquisador ferroviário Ordilei Alves da Costa, representando a AFPF.
Durante a reunião, André Luiz Gomes apresentou imagens e informações a respeito do projeto do Museu do Trem, já bastante adiantado, e para o qual o gestor está bastante otimista. O núcleo da AFPF comprometeu-se a colaborar através do enriquecimento do acervo, e também do subsídio de informações técnicas ao longo das diversas fases de implantação da unidade.
Da mesma forma, os representantes do governo municipal mostraram-se bastante entusiasmados com o objetivo principal do núcleo, dedicado a trazer para a região uma linha turística. “Foi uma reunião excelente”, resumiu Deborah Gomes da Cunha. “Pudemos ver que o projeto do Museu do Trem está muito bem elaborado e encaminhado, e o núcleo da AFPF se colocou a disposição para ajudar em tudo o que for possível. Por sua vez, a equipe da Prefeitura ficou muito impactada com o esforço do núcleo para trazer o trem de volta à região, e demostrou grande interesse em manter contato para que possamos trabalhar de forma conjunta. O encontro também permitiu que discutíssemos possíveis medidas para a preservação dos pilares da antiga ponte férrea em Duas Pedras”, encerrou a consultora.
A próxima reunião do núcleo friburguense da AFPF deve acontecer ainda neste mês, em Sumidouro, onde trechos viáveis da antiga ferrovia encontram-se preservados.
Deixe o seu comentário