Professores de vários países que participaram recentemente do congresso educacional “Insea World”, realizado em Budapeste, na Hungria, tiveram a oportunidade de conhecer uma iniciativa de sucesso no setor desenvolvida em Nova Friburgo: o projeto “Jovens vivendo arte contemporânea” (JVAC), criado há cerca de cinco anos pela professora de artes Rose Borges, junto com os professores Anna Clara Garcia e César Lapa, no curso de formação de professores do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf). O JVAC — que promove atividades que estimulam os futuros professores a refletir sobre a essência do homem através da dimensão poética da criação e transformação do mundo — foi conhecido por educadores estrangeiros numa apresentação especial no congresso internacional feita por Rose Borges.
No evento que reuniu mostras de iniciativas de sucesso na educação em todo o mundo, a professora de artes de Nova Friburgo mostrou através de vídeos algumas réplicas e fotografias de trabalhos confeccionados pelos alunos do curso de formação de professores do Ienf, entre eles, a obra “Volátil”. Rose fez também comentários sobre sua experiência com a iniciativa — que permite aos estudantes integrantes do JVAC fazer visitas monitoradas a museus, exposições de artes, encontros com artistas, participações em oficinas culturais e inúmeras atividades que estimulam os alunos a desenvolver o pensamento crítico sempre com a preocupação de valorizar a arte-educação. A iniciativa surpreendeu muitos educadores participantes do congresso e também os organizadores do evento que reuniu professores de aproximadamente 60 países.
Rose Borges também ministrou uma oficina com grupos de professores, ensinando-os a reutilizar materiais gráficos que seriam descartados no lixo — como o reaproveitamento da tinta de revistas velhas em papéis brancos tornando-os multicoloridos a partir da técnica positivo-negativo. Muitos professores se mostraram bastante curiosos com a possibilidade de criação de figuras permitindo a criação de figuras com composições criativas, alternadas e repetitivas. Esta oficina foi baseada na obra do artista Vik Muniz, famoso por transformar material descartado em artes.
Deixe o seu comentário