Educação em saúde será tema de palestras

quinta-feira, 12 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A partir desta quinta-feira, 12, às 7h, o projeto Nova Friburgo volta a sorrir estreia uma nova iniciativa no âmbito da educação em saúde no município. Nas salas de espera da Policlínica Centro Sílvio Henrique Braune, serão oferecidas palestras sobre prevenção de lesões bucais, esclarecimentos sobre a vigilância do aparecimento destas lesões e ainda quanto à importância da amamentação no desenvolvimento ósseo e muscular da criança e do adolescente.

Posteriormente, esta ação será ampliada para todos os ambulatórios da rede pública municipal de Saúde, e já no próximo semestre, as escolas municipais participarão. A idéia é que os profissionais renomados, com doutorado e mestrado em suas áreas, ex-professores da antiga Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (Fonf), façam um trabalho integrado com os educadores, os quais serão agentes multiplicadores junto aos estudantes e, a partir destes, atingindo suas respectivas famílias.

Neste sentido, os temas de educação em saúde serão de acordo com as faixas etárias e o local de moradia dos alunos; assim, assuntos como doenças sexualmente transmissíveis, micoses, parasitoses, verminoses, sintomas, formas de prevenir e tratar serão abordados prioritariamente.

“Com a disseminação da educação em saúde em Nova Friburgo espera-se diminuir determinadas doenças altamente transmissíveis. Começaremos pela Policlínica Silvio Henrique Braune por ser a maior da cidade”, disse Nadia Athayde, diretora daquela unidade da rede pública municipal, reforçando o conceito de prevenção que o atual governo pretende adotar para o setor de Saúde no município.

Estes ciclos de palestras, segundo ainda Nadia Athayde, acontecerão todas as quintas-feiras até o final deste ano, numa iniciativa em parceria das secretarias Geral de Governo, de Educação e a Fundação Municipal/Secretaria de Saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade