Educação anuncia obra em casa adquirida no Jardinlândia

quinta-feira, 21 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

A professora Ledir Ferreira Porto, secretária municipal de Educação de Nova Friburgo, reuniu representantes de órgãos de imprensa na tarde desta terça-feira, 19 de outubro, no próprio imóvel adquirido, por R$ 169.950 reais, pela administração anterior e inaugurado – sem ter quaisquer estruturas e crianças matriculadas – exatamente no dia 30 de dezembro de 2008 na Rua Benjamim Constant, 850, no Jardinlândia.

A secretária esclareceu, inicialmente, que queria dar satisfações públicas sobre os motivos de não ter feito quaisquer intervenções no prédio até agora, uma vez que o mesmo foi um dos principais motivos da CPI da Educação, que aguardava ser concluída pela Câmara Municipal.

Mediante a conclusão dos trabalhos pelos vereadores, a secretaria anunciou a abertura de processo para a completa recuperação das instalações, que haviam sido entregues sem quaisquer condições para o funcionamento de uma creche. “Já entregamos à Secretaria de Obras todo o projeto para que sejam concluídos os estudos necessários e os cálculos de orçamentos, a fim de que seja submetida à Comissão de Licitação”, disse, ressaltando que a Secretaria de Educação tem todo o interesse em investir na educação infantil, considerando-a a base de tudo, “mas não da forma que inauguraram essa creche”.

Obra aguardava fim da CPI

A secretaria ainda aproveitou para esclarecer que, ao contrário das acusações de que a creche teria ficado nas condições deploráveis em que se encontra por falta de manutenção, frisando que, além de não ter sido possível realizar as obras necessárias anteriormente, o imóvel foi inaugurado sem quaisquer adaptações para o funcionamento de uma unidade destinada a receber crianças da primeira idade.

“O vaso sanitário é de adulto, o piso do solário para os bebês é totalmente inadequado e as salas totalmente impróprias”, disse a secretária, lembrando inclusive que há normas específicas para montagem de creches. Na parte superior do imóvel, que já havia sido ampliada, o madeiramento para escorar o telhado compromete boa parte do espaço que poderia ser melhor aproveitado.

MATRÍCULAS PARA AFERIR DEMANDA

Ledir Porto também aproveitou para anunciar a abertura de inscrições às famílias interessadas. Segundo ela, a medida também servirá para definir a demanda por creches na comunidade do Jardinlândia, onde vai funcionar o futuro CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil.

Os interessados devem se dirigir à Escola Municipal Hélio Gonçalves Corrêa, que também funciona na localidade, para que sejam estabelecidas as demandas por vagas para as creches I (zero a dois anos) II (dois a três anos) e III (três a quatro anos). “Antes, nem essa providência básica foi adotada”, justificou a secretária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade