Na última segunda-feira, 3, foi apresentada uma entrevista no Jornal Visual, da TV Brasil, programa que trata de questões referentes a pessoas com deficiência, com o coordenador de divulgação e eventos da Apae Nova Friburgo, Flávio Mello. Ele abordou o programa de educação ambiental desenvolvido pela instituição.
Não é de hoje que cientistas de todo mundo vêm alertando a humanidade sobre os efeitos da degradação ambiental. Avisaram sobre a extinção de várias espécies de animais, o derretimento das calotas polares, a escassez de água potável por causa da poluição de rios e lagos; o aumento da temperatura provocado pela emissão de gases de efeito estufa. Já quando o problema é observado pela ótica local, essa agressão está por todo o lado: do lixo jogado nas ruas e nos rios aos desmatamentos, incêndios florestais, falta de saneamento básico, uso abusivo de agrotóxicos e outros exemplos de falta de respeito à natureza. Entre as consequências, que não são poucas, estão a disseminação de doenças, a erosão e desertificação do solo, os deslizamentos de terra e as enchentes, como as que a Apae Nova Friburgo enfrentou em 1996, 2005, 2006, 2009 e 2011.
Cuidar da natureza passou a ser realmente dever de todo o cidadão. Inclusive, as pessoas com deficiência, com suas limitações e potencialidades. Melhor ainda quando essa consciência ecológica começa a ser desenvolvida desde cedo, na infância, visando uma mudança de comportamento e atitude em relação ao meio ambiente e, assim, à formação de indivíduos capazes de respeitar e preservar o planeta para garantir a vida no futuro. E, dentro deste contexto, a Apae-NF criou o programa de educação ambiental e também vem participando de diversos projetos realizados no município nesta área.
Assim, o que começou com atividades isoladas, acabou por constituir um programa de educação ambiental que, mais do que levar informação, tem proporcionado aos alunos da instituição, no contato direto com a natureza, momentos de lazer, com alegria e prazer. Além disso, na Apae-NF eles têm a oportunidade de transformar materiais recicláveis — como papel, lata, madeira e retalhos de confecção — em artesanato.
PASSEIOS ECOLÓGICOS - Durante todo o ano são realizados passeios em pontos turísticos do município e mananciais de água. Durante esses passeios os atendidos recebem orientações sobre a importância de preservar a natureza para que se tenha água de boa qualidade.
HORTA ORGÂNICA - A Apae-NF possui uma horta orgânica que produz verduras e temperos utilizados pela cozinha da instituição. Além disso, a horta funciona como uma oficina terapêutica para os alunos que acompanham todas as etapas do processo, do plantio à colheita. Ainda são trabalhadas as percepções sensoriais, através do odor, paladar, cores e da diversidade.
PROJETO CACARECO - Reciclar todo o material doado à instituição pela comunidade, como papel, papelão, caixas de leite, garrafas pet e retalhos de confecção. Este é o objetivo do Projeto Cacareco, que transforma tudo em artesanato, dando uma nova utilidade ao que antes ia parar no lixo.
NÃO AO DESPERDÍCIO - Durante a higiene pessoal, como tomar banho, lavar as mãos e escovar os dentes durante o período em que ficam na instituição, os alunos são orientados para importância da racionalização da água e da energia, e que o mesmo deve ser feito em casa.
BAZAR - Tem como objetivo reciclar roupas doadas à instituição e vendê-las a preço baixo como forma de captação de recursos para manutenção e ampliação dos programas.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Durante todo o ano a Apae-NF participa de atividades ligadas ao meio ambiente em parceria com instituições da área, como o Projeto Florestar & Cia., que promove anualmente o plantio de mudas da Mata Atlântica com alunos da rede municipal, e a Águas de Nova Friburgo, que promove anualmente um concurso com escolas e instituições sobre a preservação das águas. Este ano um aluno assistido pela Apae ganhou o primeiro lugar, o que é motivo de orgulho para toda a equipe.
CONSTRUÇÃO - Depois de enfrentar cinco episódios de enchentes, com o apoio da população e do governo do estado a Apae-NF está construindo sua nova sede sobre pilotis, evitando os riscos de novas enchentes e com todo o mecanismo para o reaproveitamento das águas das chuvas e a economia de energia.
AGENDA 21 – A Apae participou efetivamente da implantação da Agenda 21 de Nova Friburgo por entender que é importante a participação nos debates e na construção de políticas públicas que possam assegurar uma vida digna a todos os cidadãos, entre eles, as pessoas com deficiência.
Deixe o seu comentário