Há cinco anos no último Fighting Championship, Edson Barboza Junior já experimentou grandes vitórias, momentos marcantes e até mesmo derrotas improváveis. O único sabor que ainda não provou foi o de ter em posse o cinturão de campeão dos pesos-leves da organização. O caminho para alcançar este, que é o grande objetivo, passa pela regularidade e novos triunfos. No próximo dia 11 de dezembro, o friburguense terá mais uma oportunidade para provar que tem condições de desafiar o detentor do título da categoria.
A saída do russo Khabib Nurmagomedov do TUF 22 Finale, em Las Vegas (EUA), por causa de uma fratura na costela durante os treinamentos abriu espaço para que Edson Barboza o substituísse. O UFC confirmou oficialmente que Barboza, atualmente sexto do ranking dos pesos-leves da organização, fará o coevento principal do torneio contra o americano Tony Ferguson, que ocupa o oitavo lugar no ranking da divisão. A luta principal do evento será entre os pesos-penas Chad Mendes e Frankie Edgar.
Aos 29 anos de idade, Edson Barboza possui cartel extremamente positivo, com 16 vitórias e três derrotas na carreira. Na última vez em que subiu ao octógono, derrotou Paul Felder no UFC: Barão x Dillashaw 2, que aconteceu nodia 25 de julho. Em 13 lutas no UFC, Barboza venceu dez vezes, e só foi derrotado por Jamie Varner, Donald Cerrone e Michael Johnson.
“Sinto que estou ficando perto do cinturão, até porque alguns que estão na minha frente já tiveram oportunidade. E eu acho que o Cerrone não luta comigo, só se ele tiver o cinturão. Então, quem sabe, seria especial. Mas, ao mesmo tempo fico em cima do muro, afinal, sou brasileiro, quero o cinturão no meu país. Não sei se torço para um ou para outro. Mas, no fundo, torço pro Rafael, sou brasileiro, quero o cinturão no Brasil”, disse em entrevista, referindo-se à luta entre Donald Cerrone e Rafael dos Anjos, no dia 19 de dezembro, pelo cinturão dos leves. Deste confronto, pode sair o futuro adversário de Barboza.
Já o adversário, o americano Tony Ferguson, de 31 anos de idade, tem 19 vitórias e três derrotas na carreira, e vem de uma sequência de seis vitórias seguidas. Sua última derrota aconteceu contra Michael Johnson, em maio de 2012 — sua única derrota em dez lutas no UFC.
TUF 22 Finale (11 de dezembro - Las Vegas)
Peso-pena: Frankie Edgar x Chad Mendes
Peso-leve: Edson Barboza x Tony Ferguson
Peso-leve: Joe Lauzon x Evan Dunham
Peso-meio-médio: Mike Pierce x Ryan LaFlare
Peso-pesado: Gabriel Napão x Konstantin Erokhin
Peso-pena: Mirsad Bektic x Tatsuya Kawajiri
Peso-mosca: Joby Sanchez x Justin Scoggins
Deixe o seu comentário