SÃO, NO mínimo, válidas as mensagens da Justiça Eleitoral acerca do ato de se saber votar. As campanhas motivacionais, principalmente com os jovens eleitores de primeira vez, são importantes para valorizar o espírito de cidadania, principalmente quando se trata da sucessão presidencial e dos governadores de estado.
GANHA força em toda a sociedade brasileira a discussão sobre a reforma política, como forma de estancar a onda de irregularidades na vida pública. Cada vez mais se percebe a vontade da sociedade em debater a questão da reforma política, cujo tema há muito repousa nas mesas dos congressistas mas não avançam um milímetro. Por conta desse desinteresse, o país vive hoje uma de suas piores crises institucionais.
A REFORMA política é um dos principais pontos da agenda de mudanças estruturais do governo. Estudiosos e políticos encontram um mesmo caminho para a realização das reformas, incluindo diversos tópicos em que são unânimes em defender. No Congresso existe uma colcha de retalhos da reforma.
O CIDADÃO brasileiro a cada dia se desencanta mais com relação ao processo político, fato este comprovado a cada período, evidenciado pelo crescente número de votos brancos, nulos e abstenções verificadas em cada eleição. Diferentemente do que ocorre em outros países, o brasileiro não se sente atraído nem vinculado a políticos ou partidos políticos.
COM O objetivo de obter vantagens individuais imediatas, os políticos hoje, infelizmente, não representam mais a sociedade, esquecendo que os partidos são associações de pessoas unidas pelos mesmos ideais. Hoje os partidos chegam ao cúmulo de omitir seus endereços para evitar o ingresso de novos associados que podem vir a tumultuar a ‘paz’ dos detentores do comando político.
A INFLUÊNCIA negativa da falta de uma reforma política atinge a todos os municípios, indistintamente. A necessária mudança poderá por fim a uma série de dissabores e escândalos que hoje assolam a sociedade brasileira, transmitindo a perspectiva de melhores dias para a nossa democracia. O desafio é grande, mas a vontade popular poderá obter êxito na medida em que os parlamentares forem pressionados pelos eleitores.
OS POLÍTICOS que almejam o poder nas eleições de outubro deveriam mostrar ao eleitor uma nova face das atribuições públicas, lutando pela moralização de uma classe que, se é considerada medíocre através do desempenho de alguns irresponsáveis, ainda é a chave para solucionar os graves problemas das cidades brasileiras. De Nova Friburgo, inclusive.
Deixe o seu comentário