FOI SEM dúvida uma boa iniciativa do governo municipal a cessão de instalações do Parque Ambiental Juarez Froté, no Cascatinha, para sediar a Companhia de Polícia Florestal e de Meio Ambiente em Nova Friburgo. A unidade da Polícia Militar do estado ganhará uma área condizente com as funções e, ao mesmo tempo, prestará um importante serviço ao município e à região. A inauguração está marcada para o dia 19.
A PRESENÇA de policiamento florestal em nossa região chega, inclusive, em boa hora, pois a temporada de seca está avançando e muitos casos de desmatamentos e queimadas ilegais podem ser coibidos nesta época do ano. Além disso, a fiscalização mais próxima certamente inibirá os que praticam atos ilegais contra o meio ambiente, como a caça predatória, assoreamento de rios, areais e carvoarias.
NOVA FRIBURGO tem sido estigmatizada como “a cidade do já teve e do já foi”. Na área governamental, ficamos privados de sediar muitos órgãos regionais, preteridos por outras cidades cuja logística e interesses políticos prevaleceram. Na regionalização de órgãos públicos, o município não tem sido considerado como polo e perde a sua importância no contexto administrativo da região Centro-Norte fluminense.
POR SUA vez, a questão ambiental em Nova Friburgo agora começa a se mostrar mais integrada às ações de governo, embora dependa como as demais cidades de decisões federais e estaduais. É preciso que a legislação ambiental do município também seja colocada para a população, que ao final é a maior beneficiada por práticas ambientais saudáveis.
A EXEMPLO de outras cidades, o município possui uma cobertura vegetal privilegiada de Mata Atlântica, compatível com suas vocações sociais e econômicas, como o turismo e a educação, o comércio e a própria indústria. Manter a harmonia em defesa do meio ambiente é, pois, o desafio de todos nós.
PARA QUE isto ocorra, é preciso haver uma interatividade entre o poder público, o setor privado e a sociedade organizada, criando novas bases para a melhoria da qualidade de vida da população e o respeito à Natureza. Trata-se de um esforço que vale a pena ser feito, tendo em vista a importância da questão ambiental nos dias de hoje. Neste assunto, Nova Friburgo não pode ficar para trás.
Deixe o seu comentário