Editorial - Verde na tela - 26 de novembro.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

CENTO E quarenta e sete filmes de 36 países se inscreveram no Fricine – Festival Internacional de Cinema Socioambiental, que será realizado pela quarta vez em Nova Friburgo, de 6 a 12 de dezembro, no Teatro Municipal. Trata-se de saudável continuidade mostrando que os problemas ambientais do planeta ganham dimensão crescente num debate que une nações em torno de uma causa comum – a vida. Friburgo será o palco para cineastas mostrarem também a sua preocupação.

O FRICINE é uma forma bem sucedida que seu idealizador, o cineasta Pedro Cavalcanti, encontrou para ampliar a visão cinematográfica da questão ambiental, abrindo espaço para a criação em linguagens audiovisuais, ambientada num lugar encravado em plena Mata Atlântica. Seus organizadores querem colaborar com o debate ambiental planetário e o cinema é um dos mais importantes veículos para expandir esta ideia.

DESDE que foi criado, ainda com o nome de Muri Cine, Nova Friburgo mostrou que pode sediar eventos de caráter ambiental, utilizando um palco natural, a Mata Atlântica, a sua ampla rede turística e os seus espaços culturais, como o Teatro Municipal. Trata-se de uma boa ideia que agrega valor ao pensamento preservacionista e transforma a cidade num cenário ideal para outras manifestações em defesa do meio ambiente.

O FESTIVAL não pretende encerrar o debate ambiental em Nova Friburgo. Ao contrário, reacende o tema junto à sociedade e as preocupações que devemos ter com a preservação da Mata Atlântica existente no município e a adoção de adequadas políticas ambientais que beneficiem toda a população.

DEVERES e direitos ambientais são importantes demais para que sejam lembrados apenas em alguns eventos importantes Cuidar da vida, zelando para que os ambientes naturais possam ser fonte de saúde, de emprego e de qualidade de vida, é atitude que deve ser praticada sempre. O crescimento econômico do município está intrinsecamente ligado à natureza e o seu uso, que, se feito de forma planejada, garantirá o nosso futuro.

ATITUDES como o Festival Socioambiental apontam para a necessidade do governo de promover políticas de desenvolvimento sustentável e encontrar alternativas para uma vida saudável. O verde está na tela, mas deve continuar presente na vida de todos os friburguenses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade