EDITORIAL - Vem pra rua!

terça-feira, 10 de junho de 2014
por Jornal A Voz da Serra

A CIDADE está enfeitada, o clima nervoso da estreia do Brasil toma conta de todos e, por algum tempo, deixamos de lado as diferenças políticas e sociais e nos irmanamos numa só vibração torcendo pelo hexacampeonato, a tão sonhada estrela do sexto título figurando nas camisas do nosso time. Agora todos nós somos Brasil.

FINALMENTE, os problemas estruturais que tomaram conta das nossas emoções ao longo dos últimos anos ficam momentaneamente num segundo plano. Nem tudo ficou pronto para a Copa, as promessas não foram cumpridas, as greves ainda perduram, a política continua envergonhando a sociedade, os escândalos financeiros permanecem ocupando espaços na mídia, o mundo enxerga o Brasil com cautela. É difícil combinar emoção com corrupção. Mas vamos em frente.

MOVIMENTOS sociais estão prevendo manifestações ainda nesta quinta em diversas cidades brasileiras, principalmente nas  capitais que irão sediar as partidas, como São Paulo, Rio, Recife e Belo Horizonte. Mesmo com a expectativa de vitórias, o torcedor não consegue esquecer as dificuldades que vêm enfrentando e prometem alguns protestos antes de o jogo começar.

DURANTE a fase de preparação para a Copa, virou lugar-comum a expressão ”padrão Fifa” para a população externar seus anseios por melhorias na educação, saúde, transporte e moradia. Porém, tais anseios não corresponderam com o que foi realizado até agora. Até mesmo a poderosa federação deu as costas ao seu "padrão”, ao conviver com o suborno realizado pelo Qatar para sediar a copa de 2022.

EMBALADO na promoção do futebol, o comércio friburguense também espera faturar e é visível a movimentação de torcedores em busca de adereços e adornos com motivos verde-amarelos para enfeitar ruas, casas e as lojas. É mais um grande momento para o comércio varejista e a cidade só tem a ganhar com a Copa, inclusive recebendo turistas.

SOB O FRIO do inverno, tais promoções somam-se a outras do mesmo porte, durante o ano inteiro, como os festivais e outras atividades culturais que atraem um bom público não apenas da região, como também do Rio de Janeiro, Niterói e outras cidades fora do Estado. O inverno, pois, é mais uma oportunidade de a cidade receber visitantes e ter bons lucros com a sua permanência.

OUTROS setores da economia friburguense também podem lucrar com o mercado participando de empreendimentos promocionais na comunidade. Dada a versatilidade da economia, é possível formar redes de negócios comerciais, industriais e prestadoras de serviços, ampliando de forma conjugada o que muitas vezes passa despercebido do grande público. Com a expansão da economia nacional, a criatividade empresarial está sendo estimulada e tais promoções podem vir a proporcionar uma excelente divulgação das empresas, com a consequente realização de negócios. É o gol da virada que todos desejam.

TAMBÉM é importante a participação dos poderes públicos em tais promoções, valorizando a economia friburguense, seus produtos e serviços através da facilitação da divulgação, infraestrutura e mesmo incentivos fiscais que facilitem a diminuição dos preços, favorecendo um maior público comprador. Através do esforço conjugado, será possível ampliar o universo comercial de Nova Friburgo. Com vitórias para todos os times.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade