Editorial - Uma chance para a História

segunda-feira, 11 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O MÊS DE maio em Nova Friburgo transcorre com características próprias, traduzindo a cada ano a homenagem à fundação do município, com promoções e eventos que despertam a atenção e estimulam o turismo, ajudando ainda a elevar a autoestima friburguense. São 191 anos que marcam a presença dos colonizadores suíços em nossa cidade.

SE DE UM lado valorizamos e prestigiamos os valores históricos da nossa formação, de outro ainda lamentamos a indiferença com vultos e figuras tradicionais do município que ainda permanecem na obscuridade por parte do poder público. No caso específico, trata-se da figura do primeiro prefeito, administrador e médico da cidade, Jean Bazet. E o poder público é o Legislativo friburguense.

ESTARÁ EM pauta para votação, novamente, projeto de Resolução Legislativa que muda o nome do plenário da Câmara, passando a se chamar Jean Bazet, como tributo ao seu primeiro legislador e um dos grandes nomes da nossa história políticoadministrativa. Pela segunda vez, volta o assunto ao debate dos parlamentares e espera-se, desta vez que traduzam com o sim o anseio da comunidade.

POR MÁ vontade política e até mesmo falta de sensibilidade de alguns homens públicos com as tradições friburguenses, a proposta do vereador Marcelo Verly, apresentada em 2006, foi “empurrada com a barriga” por adversários políticos da legislatura anterior (2005-08) por inexplicáveis dois anos. A proposição precisou ser apresentada novamente, o que fez agora o vereador reeleito.

AO LONGO dos anos a Câmara Municipal ajudou a criar a fisionomia de uma cidade produtiva que Nova Friburgo ostenta até os dias de hoje. Criaram as condições de crescimento que estão consagradas; cuidaram da infraestrutura, da educação e da saúde, transformando o município num polo de reconhecimento inquestionável. Mas ainda há muito para fazer e continuar a contribuir.

CABERÁ, outra vez, ao Poder Legislativo, marcar a sua presença na vida friburguense, concordando com a proposta favoravelmente, pois assim dará ao primeiro presidente da Casa o seu devido reconhecimento. A indiferença não é a homenagem que desejamos prestar aos nossos colonizadores. Devemos reconhecer aqueles que construíram Nova Friburgo e Jean Bazet foi um deles. Por favor - pedimos mais uma vez -, vereadores, corrijam este erro histórico. Em respeito à nossa História.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade