Editorial - Um bairro, uma cidade

quarta-feira, 22 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O CARRILHÃO da igreja de Nossa Senhora das Graças tem mais um motivo a dobrar no dia de hoje em sua tradicional badalada das horas. O bairro de Olaria comemora um ano de existência oficial, mas atua desde os primórdios de nossa formação histórica como o mais importante núcleo habitacional da cidade, berço de ilustres friburguenses e palco das mais significativas tradições populares – o samba e o futebol.

A HOMENAGEM que a comunidade presta ao bairro hoje não deve ser vista apenas como uma atitude de generosidade e amor ao lugar em que vive. Mais que lembrar o seu passado é oportuno ressaltar a sua presença na vida econômica e social do município, como um núcleo de expressiva força produtiva através do comércio e das diversas indústrias que existem no bairro. Olaria, como afirmam seus ardorosos admiradores, é “uma cidade dentro da cidade”.

A CRIAÇÃO do bairro, aprovada pela Câmara Municipal em 2008 e sancionada pelo prefeito Heródoto este ano, não muda em nada a realidade do lugar, que é idêntica à maioria dos bairros da cidade. Com o crescimento inevitável ao longo dos anos, Olaria também acumulou problemas que exigem uma permanente atenção dos órgãos públicos, atendendo a um grande contingente da população municipal.

MENINA DOS olhos de políticos e candidatos, Olaria possui um colégio eleitoral capaz de dar a vitória a vereadores como já fez no passado e garantir um peso importante na eleição do prefeito municipal. Com uma população superior à maioria dos municípios vizinhos, suas melhorias e beneficiamento fazem parte do rol das promessas eleitorais que nunca são cumpridas.

CARENTE de infraestrutura urbana capaz de atender e melhorar a qualidade de vida dos moradores, Olaria é também um desafio aos governantes. A violência, o trânsito e os serviços públicos demandam uma presença maior da municipalidade no bairro atuando em diversas frentes para atender às exigências inerentes ao crescimento das atividades empresariais e ao aumento de sua população.

NESTA DATA, os políticos certamente comparecerão ao bairro para cumprimentar a população pela festa. Porém, mais que discursos e apertos de mãos, é preciso estabelecer um plano de urbanização, de melhoria da saúde pública, educação e de incentivo ao empreendedorismo do bairro. Fonte de tantas inspirações, quem sabe Olaria não sensibiliza também os nossos governantes para receber, hoje, este presente de aniversário?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade