EDITORIAL - SOS segurança

segunda-feira, 24 de março de 2014
por Jornal A Voz da Serra

VANDALISMO? Descontentamento? O que pode ter motivado o incêndio em dois ônibus da Faol estacionados na garagem da empresa em São Pedro da Serra na madrugada de quinta-feira? A polícia apura o ato criminoso e ainda não há nenhuma pista sobre os autores desta lamentável ocorrência.

ENQUANTO A POLÍCIA  investiga e a empresa amarga prejuízos com a destruição, a população especula — e com razão — considerando a queima de ônibus que ocorre em diversas cidades brasileiras, fruto do descontentamento com o preço da tarifa ou em represália a mortes de inocentes na guerrilha urbana das metrópoles. Estará existindo uma ação serrana organizada a exemplo dos "black blocs” das manifestações do ano passado?

MAS NÃO SÃO apenas exemplos destrutivos como este que mostram a ação irresponsável que acontece nas madrugadas friburguenses: também sofremos com a destruição de instalações públicas nos bairros, prejudicando a comunidade em diversos aspectos. Os orelhões permanentemente danificados; os furtos nas escolas, depredação nas praças de esportes e contra a iluminação pública são registros do vandalismo e infelizmente acontecem em todos os bairros da cidade.

MESMO QUE A PRESENÇA de policiamento ostensivo possa nos trazer um pouco mais de tranquilidade e segurança, a ação dos vândalos é quase sempre fortuita e longe do alcance dos homens da lei. Em grupos, jovens aproveitam a calada da noite para aprontar contra o patrimônio alheio, promovendo baderna que quase sempre termina em prejuízos materiais.

 COM O CRESCIMENTO populacional do município e a falta de opções de lazer e entretenimento, sobra para os jovens a farra, a baderna, a bebida, o excesso de velocidade e a violência. Estes ingredientes, infelizmente, fazem parte do nosso cotidiano e é preciso adotar medidas que minimizem tais atitudes, oferecendo, além da segurança, opções mais criativas para a juventude.

O GOVERNO também pode ampliar a atuação da Guarda Municipal, como complemento às ações da PM e da Polícia Civil. Braço importante do esquema de segurança no município, a Guarda, infelizmente, não tem um efetivo de pessoal que responda às necessidades da comunidade, deixando de contribuir de forma mais intensa para a segurança do patrimônio e do cidadão. 

A QUEIMA DOS ÔNIBUS é mais uma ocorrência que merece a atenção das autoridades e serve de alerta para reforçar o policiamento também nos distritos mais distantes do centro da cidade, que ficam à mercê de ações de vândalos agindo impunemente, deixando a população indefesa.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade