Editorial - Sinal verde

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A AUTRAN sinaliza com boas notícias para os motoristas friburguenses neste início de governo. As propostas para melhoria do trânsito, apresentadas pela Prefeitura a empresários esta semana, mostram que o novo governo quer disciplinar e, ao mesmo tempo, facilitar o fluxo de veículos, principalmente nas vias centrais da cidade.

A NOTÍCIA não é novidade para o friburguense, que há muito tempo reclama a falta de estacionamento rotativo no Centro e de governos que sempre propuseram – ou tentaram – dar um jeito para suprir de infraestrutura o crescente número de veículos e a complexa malha do transporte público do município. Nova Friburgo ‘inchou’ sem ter áreas de expansão para saciar as necessidades desse crescimento. Pagamos, pois, pela falta de planejamento de longo prazo dos administradores.

O CENTRO da cidade, por concentrar em pouco espaço um grande número de veículos, além de suportar o tráfego de ônibus e caminhões, ganha a atenção do governo para o assunto, atendendo a motoristas, comerciantes e pedestres, que também sofrem as consequências do trânsito desordenado. O estacionamento rotativo, quando implantado, trará inúmeras vantagens para todos.

O TRÂNSITO na cidade é motivo de reclamação permanente de moradores e turistas. Estes disputam com os veículos oficiais e os de funcionários públicos diversas vagas, mantendo privilégios que não deveriam existir, além de atender a leis municipais garantindo estacionamento de comércio e prestadores de serviços específicos.

O CHOQUE de ordem já foi iniciado pelo governo Heródoto. Cabe ainda utilizar a engenharia para resolver intrincados pontos que até hoje não foram alterados para a melhoria do fluxo de veículos e de pedestres. Não poderá existir política de trânsito que não leve em conta os direitos mínimos de quem precisa atravessar movimentadas ruas e avenidas ao sabor do acaso.

O GOVERNO mostrou que está disposto a mudar a imagem de Nova Friburgo, a começar atendendo a sua própria população. Várias promessas de campanha foram feitas para dar a Nova Friburgo o seu real destaque na economia, no meio ambiente e na qualidade de vida de seus moradores. Ainda falta muito para chegarmos à ‘cidade de alma verde’ sonhada pelo mandatário. Mas já é um bom começo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade