EDITORIAL - Sem motivo aparente

domingo, 10 de agosto de 2014
por Jornal A Voz da Serra

CIRCULA nas redes sociais protestos de friburguenses contrários à expansão da atual área rural do município no 3º distrito para a implantação de projetos diferentes de suas atuais características, como um aeroporto, um distrito industrial e um centro de convenções. Com razão, moradores e produtores rurais estão preocupados com a descaracterização da região com a consequente diminuição da atividade produtiva.  

AGRICULTORES de diversas localidades do 3º distrito de Nova Friburgo atualmente estão sendo beneficiados com recursos financeiros do Programa Rio Rural Bird Emergencial, permitindo tocar os seus negócios e recompondo a perda sofrida com a chuva de 2011. O auxílio do Banco Mundial às ações do governo estadual foi de suma importância para a concretização do projeto de reconstrução da área rural friburguense.

A AGRICULTURA municipal tem tudo para conseguir melhores dias com o apoio do governo estadual, auxiliada pelos políticos locais e os representantes na Alerj e no Congresso Nacional. Dentro das perspectivas de crescimento, este setor tem peso considerável e, mais ainda, possibilidades concretas de desenvolvimento. Detemos recordes fluminenses e nacionais de produção e para continuar assim, toda a rede produtiva precisa receber incentivos para continuar o trabalho que move a economia rural.

O TRABALHO realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura desde a sua criação, tem dado um forte apoio ao agricultor, através de políticas de aumento da produtividade. Porém, não é suficiente para fazer crescer este setor da economia, que precisa, além das verbas, de assistência técnica e fomento à pesquisa pela iniciativa privada, além de infraestrutura de serviços públicos.

O PROGRESSO da área rural, lamentavelmente, esbarra em dificuldades estruturais, como a ausência malha viária confiável, de telefonia móvel e da Internet. Até agora, as autoridades não conseguiram reverter a exclusão social, que vem impedindo o acesso à informação e ao negócio de centenas de produtores rurais e seus familiares. 

CERCA DE 85% do total de propriedades rurais do país pertencem a grupos familiares. São milhões de pessoas que têm na atividade agrícola praticamente sua única alternativa de vida, em mais de cinco milhões de estabelecimentos familiares, ou 70% da população ocupada no campo. Nova Friburgo também possui as mesmas características e as mesmas necessidades.

PARA fortalecer a agricultura familiar é necessário estabelecer um projeto de crescimento sustentável que leve em conta o seu enorme potencial econômico, e também a sua dimensão sociocultural e ambiental. A área rural friburguense, apesar das perdas sofridas, oferece todas as condições para um pleno desenvolvimento e só precisa receber das autoridades a atenção que merece. O governo estadual, finalmente, está decidido a modificar o cenário rural fluminense, para satisfação de todos.

OS PLANOS de expansão, com a implantação de outras atividades que não a agricultura familiar, necessitam de maior atenção dos governantes não só para impedir o crescimento desordenado e sem planejamento, bem como o de não descaracterizar uma região conhecida pela produtividade de sua agricultura. Tornar aquela área uma simples extensão da expansão friburguense, desconsiderando suas características sociais, econômicas e ambientais, não é a melhor política de planejamento urbano, podendo trazer consequências irreversíveis para a região e para Nova Friburgo como um todo. Exige-se, portanto, mais atenção dos governantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade