Editorial - Segurança outra vez

quinta-feira, 04 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

AINDA NÃO foi solucionada a questão dos equipamentos de segurança pública do município que deveria englobar a construção da Delegacia Legal, da Casa de Custódia, do Instituto de Polícia Técnica, do Instituto Médico Legal, da Delegacia de Atendimento à Mulher e da nova cadeia ou presídio público. Nova Friburgo, infelizmente, está na contramão da quase totalidade dos municípios fluminenses que dispõem de alguns ou todos os serviços.

ENCONTRO do deputado Olney Botelho (PDT) com o vice-governador Luiz Pezão voltou a reafirmar os anseios friburguenses de dispor desses equipamentos, devido à importância do município como polo regional e, mais ainda, como uma cidade perto dos 200 mil habitantes. Embora polêmicas, as obras tornam-se necessárias à modernização dos serviços da Polícia Civil, beneficiando consequentemente toda a população.

NÃO É A primeira vez que A VOZ DA SERRA levanta a questão dos equipamentos de segurança pública do município. Há anos o assunto se arrasta sem uma solução definitiva. O governo estadual quer, o municipal, também, mas a questão permanece envolta sob o véu da indefinição. Enquanto isso, a sociedade e os próprios servidores públicos continuam convivendo com instalações inadequadas e equipamentos mais ainda.

A SEGURANÇA faz parte do conjunto de serviços que o Estado é obrigado a prestar à sociedade e não pode prescindir de um aparato que garanta essa proteção, seja ele através do efetivo policiamento, seja em atendimento de outros serviços à população. Tal conjunto de atividades deve estar em consonância com as exigências da sociedade, o que não ocorre no município.

PARA QUE a cidade não continue sem a devida estrutura de segurança pública é necessário um esforço que vai além das montanhas friburguenses. Será preciso vontade política das nossas autoridades em todos os níveis, unindo-se em torno dos legítimos interesses da sociedade. E, preferencialmente, agindo com a rapidez que o assunto exige.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade