O DESEJO explicitado do governador Sergio Cabral em revitalizar a região serrana também foi comprometido com o turismo, como manifestou às autoridades do setor em diversos encontros. Como administrador público, sabe da importância desta atividade para a economia regional e quer que as cidades atingidas pela chuva não percam este importante patrimonio da vida fluminense.
NOVA FRIBURGO também sabe da importância do turismo para a economia e neste momento empenha-se em mostrar que o setor mantem-se intacto e as importantes regiões dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, além da rede hoteleira central da cidade estão à espera dos visitantes. A tragédia deixou marcas profundas, porém não muda a bela natureza que caracteriza o município.
O EMPENHO dos empresários friburguenses, através da integração com as cidades litorâneas abre novas perspectivas de negócios para diversos setores da economia, sendo o turismo ecológico o mais forte. E cada vez mais é preciso preparar os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra para que a atividade ganhe força e consolide sua importância no cenário do turismo ambiental brasileiro. A região forma um importante centro, não apenas de lazer e entretenimento, mas de preservação ambiental.
O CIRCUITO ecoturístico do município se completa com outras localidades igualmente importantes e que ainda não foram objeto de atenção especial das autoridades, como Rio Bonito e Macaé de Cima, verdadeiros patrimônios da biodiversidade até o momento pouco conhecidos e preservados adequadamente. Tamanha riqueza natural deve ser avaliada como um todo, buscando fortalecer esta área do município.
ALÉM DO interesse da iniciativa privada, o governo municipal pode oferecer uma parceria consistente permitindo as condições ideais de criar um amplo programa turístico, beneficiando as pequenas localidades. O município necessita de um planejamento turístico em sintonia com os programas federais e estaduais, como o Estatuto das Cidades e as leis ambientais, que disciplinam uma série de situações que Nova Friburgo ainda não conseguiu resolver.
PARA TANTO, é necessário um envolvimento dos poderes públicos na fixação de políticas e, mais ainda, num grande trabalho de conscientização da atividade turística a todos os friburguenses. O desafio, certamente, se bem feito, trará um retorno benéfico a toda a comunidade. Contamos hoje com o interesse político de todas as autoridades. Não devemos deixar passar esta oportunidade.
Deixe o seu comentário