Editorial - Rota corrigida

quinta-feira, 06 de maio de 2010
por Jornal A Voz da Serra

EM VISITA programada para o próximo dia 13 a Nova Friburgo, o governador Sérgio Cabral poderá lançar a pedra fundamental da estrada do contorno, reduzindo assim o tráfego de veículos pesados no eixo principal da RJ-116 em todo o centro da cidade até Conselheiro Paulino. Boa notícia que chega com anos de atraso, porém com grandes vantagens para a população em geral.

A SONHADA rodovia, com aproximadamente 35 quilômetros, de extensão, poderá ser construída com cimento e não asfalto, garantindo durabilidade de seu piso para suportar o natural aumento da produção das cimenteiras com as obras do Comperj. Pela estrada passará o cimento que irá construir o futuro polo petroquímico, com suas vantagens e desvantagens.

ESTUDOS feitos pela concessionária da RJ-116 e a equipe técnica da secretaria estadual de Transportes mostraram a importância da rodovia para o escoamento da produção em Cantagalo e o seu trajeto inicial prevê a passagem pelas RJ-144 e 146, por São José do Ribeirão e Bom Jardim. O custo estimado é de R$ 170 milhões.

A PROMESSA do governador, se concretizada, irá desafogar a cidade de um mal permanente, que todos os dias cruza Nova Friburgo, levando em seu rastro uma série de inconvenientes para a população: ruído, trânsito pesado e poluição atmosférica. A obra seria, portanto, mais que necessária, imprescindível à qualidade de vida do município.

COM OS grandes veículos circulando fora do centro da cidade, fica mais fácil idealizar a cidade-parque sonhada pelo prefeito e corroborada por todos aqueles que imaginam Nova Friburgo como modelo de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Ainda teremos muitos desafios pela frente, porém, este grande empecilho está sendo agora removido.

A CADA dia fica mais latente a cultura da preservação ambiental como fator de sobrevivência do planeta. E o modelo de gestão pública para estes novos tempos deverá conter, obrigatoriamente, temas que remetam a uma boa qualidade de vida com equilíbrio ecológico. Nova Friburgo, por suas características naturais, possui todas as condições para assumir uma posição de vanguarda com uma administração comprometida com o tema. A hora, portanto, é de materializar este sonho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade