A CÂMARA Municipal entrou decididamente no processo de reconstrução de Nova Friburgo, aprovando projeto de lei do Executivo criando o Fundo de Desenvolvimento do Município, que dará suporte financeiro e técnico ao Conselho de Desenvolvimento para gerir a grande obra necessária ao desenvolvimento da cidade. A unanimidade dos vereadores demonstra que o assunto é relevante e não há impedimentos políticos capazes de tirar o Legislativo da rota da reconstrução.
O FUNDO estará preparado para receber verbas federais, estaduais e de instituições financeiras internacionais. Agora mesmo, o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID – disponibilizou uma linha de até 50 milhões de dólares para o município, para investimentos em infraestrutura, planejamento urbano, habitação, tecnologia, desenvolvimento econômico e programas sociais.
O DINHEIRO está aparecendo para auxiliar a Região Serrana, oriundo de verbas federais e repasses estaduais. Além dos R$ 100 milhões enviados pela União e dos 22 milhões do Fundo Estadual de Saúde, a expectativa é de que os governos federal e estadual anunciem mais recursos, somando-se às doações feitas diretamente nas contas das cidades, que chegam a quase R$ 7 milhões.
CONFORME intenção do governo estadual, a presidente Dilma Rousseff receberá relatório com as previsões financeiras de toda a região e acreditamos na possibilidade concreta de liberação dos recursos. O dinheiro do BNDES para as empresas, a liberação do FGTS para todos os trabalhadores e o crédito rural são exemplos dessa boa intenção. Agora faltam as obras estruturantes que possam resguardar a cidade de novas catástrofes oferecendo melhor qualidade de vida para a população.
PARA A consecução desta gigantesca tarefa, será necessário o apoio da sociedade e o trabalho dos vereadores terá importância para fazer esta ligação junto ao poder público. Debates, sugestões e críticas deverão compor o leque de discussões e a Câmara é o melhor local para a sociedade conhecer as propostas e se manifestar.
ASSIM como existe uma grande expectativa para a chegada dos recursos financeiros, é preciso que sejam criados projetos e propostas que levem em conta a sua importância para a cidade, considerando o momento que a cidade vive e os rumos que tomará no futuro.
Deixe o seu comentário