ASSIM como os demais hemocentros, o Hemocentro do Hospital Raul Sertã continua precisando de doações de sangue ainda que tenha feito campanha recentemente solicitando doadores. Os pedidos feitos pelos administradores do banco de sangue não são fatos isolados e constantemente apelam para a solidariedade das pessoas para manterem seus estoques em condições mínimas de fornecimento.
PARA o HRS manter o estoque de sangue em níveis adequados de segurança, atendendo não só a população friburguense, mas, também a de mais 12 municípios da região, torna o problema da doação ainda mais grave. Hoje, o nível está abaixo do mínimo necessário, que seria entre 35 e 40 bolsas de sangue.
UM HOSPITAL com a abrangência do HRS, por características regionais, devido à inexistência de outros hospitais do mesmo porte para atender a diversos municípios do Centro-Norte, é necessário dispor de sangue em quantidade e qualidade adequadas. Sem ele, cirurgias são canceladas causando transtornos enormes à população.
É PRECISO, pois, compreender a importância da doação para manter os níveis adequados para o pronto atendimento hospitalar. Nesta época do ano, coincidindo com as festas natalinas e as férias escolares, o número de acidentes nas estradas é bem maior, implicando na adoção de diversas medidas de prevenção, das quais a infraestrutura hospitalar é uma das prioridades. Para tanto, a doação de sangue se torna imprescindível.
CONTINUA sendo um desafio do governo continuar as obras de instalação do Hemocentro construído anexo ao HRS e que até hoje, infelizmente, não abriu as suas portas. A Prefeitura cumpriu sua parte na construção do prédio, porém o estado ainda não fez a sua. Enquanto isso não acontece, o hemocentro do HRS continua sua luta diária para manter os estoques de bolsas de sangue para atender friburguenses e não friburguenses.
NESTA ÉPOCA de confraternização, um gesto de solidariedade como a doação de sangue não irá fazer mal algum. Ao contrário, quando se comemora o nascimento de Cristo, nada melhor que doar um pouco de vida, repetindo em escala reduzida o que Ele fez por nós.
Deixe o seu comentário