O PRESIDENTE Lula lançou na quarta feira o Plano Safra, com recursos de R$ 15 bilhões para financiar o custeio e o investimento da agricultura familiar, que é responsável pela produção de 70% dos alimentos produzidos no país. A expectativa do governo é beneficiar 4,1 milhões de pequenas propriedades rurais com as linhas de crédito disponíveis.
FRIBURGO tem a ganhar com o plano do governo, que chega atrasado. Com uma forte agricultura familiar no município, os créditos serão bem-vindos e podem ajudar muito os agricultores em investimentos na propriedade. Perto de 85% do total de propriedades rurais do pais pertencem a grupos familiares. São milhões de pessoas que têm na atividade agrícola sua forma de vida, em mais de 5 milhões de estabelecimentos familiares.
A ÁREA rural do município se encaixa como público alvo do governo por possuir as mesmas características e as mesmas necessidades. Dentro das perspectivas de crescimento este setor tem peso considerável e, mais ainda, possibilidades concretas de desenvolvimento.
A AGRICULTURA detém recordes fluminenses e nacionais de produção, como a olericultura, a floricultura, além da fruticultura do morango e do caqui. Para isso, toda a rede produtiva precisa receber incentivos municipais, estaduais e mesmo federais, com o Plano Safa recentemente lançado.
O TRABALHO realizado pela secretaria municipal de Agricultura desde a sua criação tem sido de fundamental apoio ao agricultor, através de políticas de aumento da produtividade e estímulos ao plantio. Porém, não é suficiente para fazer crescer este setor da economia, que precisa, além das verbas, de assistência técnica e de fomento à pesquisa também de uma eficiente estrutura de serviços públicos. E precisa, principalmente, tirar o produtor da informalidade.
O PROGRESSO da área rural trás benefícios para todos, do produtor ao governo. O estado ganha reforço na arrecadação do ICMS, permitindo ao município se beneficiar com o aumento dos repasses o que representa mais verbas para a agricultura, e o desenvolvimento sustentável do município. A legalização das empresas rurais permite a oficialização da produção de Nova Friburgo, aproximando o município da invejável posição de maior produtor de hortifrutigranjeiros do Rio de Janeiro.
Deixe o seu comentário