O GOVERNO do Rio ampliou as vantagens de crédito para os agricultores familiares financiarem a safra 2010/2011: agora não pagarão juro algum, somente o capital, cabendo ao Estado assumir tais encargos financeiros. O programa Juro Zero é pioneiro no país e pretende fomentar a produção agrícola e gerar emprego e renda dos produtores rurais familiares fluminenses.
A NOTÍCIA é mais um estímulo ao plantio no estado do Rio, que se aproxima da autossuficiência na produção de folhosas e legumes, atingindo hoje a casa de 306 mil toneladas. Neste contexto, Nova Friburgo tem papel preponderante e poderá obter mais vantagens na ampliação de sua produção rural.
A AGRICULTURA friburguense tem tudo para conseguir melhores dias com a reeleição do governador Sérgio Cabral e do deputado estadual Rogério Cabral. Afinal, a área rural se constituiu ao longo da carreira política do deputado reeleito numa forte base de sustentação eleitoral através de atuações junto ao governo e com projetos de sua autoria que valorizaram e deram visibilidade ao setor agrícola.
AGORA, reeleitos, tem chances de retribuir a confiança com obras e outros benefícios para as comunidades rurais no município. Nova Friburgo tem peso considerável na agricultura e, mais ainda, possibilidades concretas de desenvolvimento. Detemos recordes fluminenses e nacionais de produção e para permanecer com a boa performance, toda a rede produtiva precisa receber incentivos municipais, estaduais e federais.
O TRABALHO realizado pela secretaria municipal de Agricultura tem sido de fundamental apoio ao agricultor, através de políticas de estímulo ao aumento da produtividade. Porém, não é suficiente para fazer crescer este setor da economia, que precisa, além das verbas, de assistência técnica e fomento além de infraestrutura de serviços públicos.
CERCA DE 85% do total de propriedades rurais do país pertencem a grupos familiares. São milhões de pessoas que dependem da atividade agrícola como única fonte de sobrevivência, em mais de 5 milhões de estabelecimentos, quase 70% da população ocupada na agricultura. Nova Friburgo também possui as mesmas características e as mesmas necessidades.
A ATENÇÃO das autoridades deveria recair também para a agricultura orgânica e sua presença cada vez maior no consumo nacional. Ainda utilizamos agrotóxicos em demasia e precisamos modificar este danoso hábito. Para fortalecer a agricultura familiar é necessário elaborar um projeto de crescimento sustentável que leve em conta o seu potencial econômico e a sua dimensão sociocultural e ambiental.
A ÁREA rural friburguense oferece todas as condições para um pleno desenvolvimento e deve continuar a receber dos novos eleitos a atenção que merece para prosperar.
Deixe o seu comentário