EDITORIAL - Páginas da História de Nova Friburgo

terça-feira, 07 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra

O PRIMEIRO jornal fundado no Brasil foi o Diário de Pernambuco, criado no Recife em 1825, quando a capital pernambucana completou 288 anos. Em Nova Friburgo, o jornal A VOZ DA SERRA, que hoje completa 70 anos, foi fundado 127 anos após a criação do município, e que tem a grata missão de registrar até agora a história de mais de um terço da existência da cidade, ininterruptamente. Um marco na vida friburguense, um grande feito na história da imprensa no Brasil.

FUNDADO EM 7 de abril de 1945, A VOZ DA SERRA mantém viva a determinação do friburguense Américo Ventura, um de seus primeiros diretores, até 1973, transmitida depois para Laercio Ventura e deste para Adriana Ventura, após 2013, numa sequência de lutas com vitórias, derrotas, acertos e desacertos em nome da liberdade de expressão e da livre manifestação do pensamento. O desejo do jornal é prosseguir com o mesmo compromisso dos fundadores, respaldado na credibilidade da informação e na preferência do leitor.

PARA NÓS, esta data significa muito mais que um aniversário. Significa o resultado de um trabalho sério e dedicado a Nova Friburgo. Nestes 70 anos, o jornal registrou momentos marcantes da história contemporânea do município, acompanhou os grandes acontecimentos políticos, participou ativamente da vida comunitária, engajando-se nas principais campanhas sociais, culturais e esportivas, comungando as alegrias e as tristezas da comunidade.

INTEGRADO à evolução tecnológica, deixou a velha tipografia e o linotipo, tornou-se diário, introduziu a impressão a cores e um padrão gráfico moderno, ampliando sua frente comercial para atender às exigências do mercado publicitário. Com a adoção da internet, em 1997 inseriu-se na rede mundial de computadores e colocou seu site no ar, ganhando com isso um expressivo número de novos leitores no município, no país e até no exterior. 

NOS ÚLTIMOS dez anos, nossa página on-line recebeu cerca de 40 milhões de visualizações e mais de 4 milhões de visitantes. Tais números consolidam A VOZ DA SERRA como a mais importante mídia eletrônica do Centro-Norte fluminense e uma das maiores do Estado do Rio de Janeiro, mantendo a preferência de clientes e anunciantes na comunicação com o público serrano.

PROFISSIONAIS competentes e dedicados fazem ao longo desses anos uma cobertura ágil e imparcial do cotidiano friburguense, transmitindo os principais fatos do município, contando para isto também com um quadro de competentes colaboradores, registrando e comentando os acontecimentos mais significativos. Através de nossas páginas, temos um mosaico do desenvolvimento da sociedade, da evolução de Nova Friburgo.

OS 70 ANOS de A VOZ DA SERRA são também de toda a comunidade, que tem no jornal a sua mais importante fonte de informação. Apesar das dificuldades estruturais, acreditamos que a imprensa no interior pode prestar um serviço inestimável à população, com isenção, presteza e espírito comunitário. Achamos que isto é possível e, com a mesma confiança dos nossos antecessores, esperamos que esta relação prossiga por muitos anos. Nesta data, compartilhamos a nossa festa com os leitores, anunciantes e amigos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: A Voz da Serra | jornalismo
Publicidade