Editorial - Outros tempos

sexta-feira, 16 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

OS SUÍÇOS de Fribourg que ora visitam Nova Friburgo durante os próximos seis dias não conhecerão apenas as densas matas que abrigaram os primeiros colonizadores, nos tempos de dom João VI. Nem contemplarão mais as simplórias casas construídas para receber os imigrantes, que mal davam para acomodar as famílias pioneiras. Hoje os tempos são outros. Nova Friburgo cresceu, desenvolveu e misturou sua etnia, ganhou novas culturas. É a cara do Brasil.

O ESFORÇO do governo municipal em promover mais um encontro entre as duas cidades, como o prefeito Heródoto fez em outro mandato, resgata a importância da nossa colonização e abre um leque de possibilidades para mostrar aos novos suíços como está a cidade que seus conterrâneos ajudaram a construir. O município hoje ostenta posições avançadas e também continua a oferecer desafios para a melhoria da qualidade de vida de sua população.

CAPITAL da moda íntima é apenas um rótulo para expressar a produtividade do município, que se estende hoje além da indústria do vestuário, passando pelo setor metal-mecânico, uma ampla estrutura de turismo, comércio diversificado e uma expressiva rede educacional inclusive com formação técnico-profissional. A cidade não estagnou: descobriu novas vertentes econômicas, novas vocações que garantiram o progresso ao longo dos anos gerando renda e emprego.

E TAMBÉM ganhou novas expectativas com obras renovadoras na cidade. As obras do PAC que estão em ritmo avançado deverão tranquilizar a população quanto ao seu mais temível problema, que são os efeitos das chuvas, inundações e alagamentos. A Prefeitura, através de entendimentos com o governo do presidente Lula, também está permitindo novos projetos, como o de moradias populares através da construção do bairro Nova Cidade, o trem VLT e outros projetos governamentais.

CHEGAR revitalizada aos 200 anos é o novo desafio de Nova Friburgo e, até lá, muito ainda precisa ser feito, formulando políticas públicas avançadas, abrindo novas frentes de crescimento, ampliando o mercado de trabalho e promovendo mais justiça social, pronta para enfrentar os novos tempos. E novamente convidar os suíços para a festa friburguense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade