ENTRE as tarefas da área cultural do governo HBM estará a de dar continuidade ao processo de valorização da produção artística, oferecendo os espaços públicos para a apresentação do diversificado grupo que compõe a classe cultural de Nova Friburgo. Neste campo, os compromissos assumidos pela ex-prefeita Saudade Braga foram cumpridos no que diz respeito à conclusão das obras do Corredor Cultural do Suspiro, entregando à comunidade um equipamento de alto nível. Agora é preciso ocupá-lo.
TAMBÉM o Centro de Arte, com um teatro equipado e suas salas de exposições, é outro ponto cultural que não deverá ficar de fora dos trabalhos da secretaria. E a meta é transformá-lo em local de visitação permanente pela comunidade, de todas as idades, mantendo uma programação cultural eclética para atrair novas plateias, novos públicos.
COM A mesma preocupação em melhorar as instalações culturais da cidade, escolas particulares, como os colégios Anchieta e Nossa Senhora das Dores, têm dado enfoque especial à cultura, incentivando a criação de grupos teatrais e a modernização de seus espaços, oferecendo à plateia melhores condições de conforto e estrutura para os artistas.
INSTITUIÇÕES como a Usina Cultural Energisa, o Sesc e o Nova Friburgo Country Clube são expressivas promotoras da cultura, levando aos seus espaços milhares de friburguenses e turistas. O respeito ao público e aos artistas e a fixação de uma imagem positiva da cidade só fazem aumentar a autoestima friburguense. A efervescência cultural de tais locais revela expressivas formas de participação da vida comunitária, merecendo, por isso, todo o incentivo do governo.
TANTOS espaços a serem ocupados levam a uma preocupação maior, qual seja a formação profissional dos artistas e a promoção da produção local com incentivos financeiros para a montagem de espetáculos verdadeiramente friburguenses. Esse, no momento, é o ponto nevrálgico para a formação de um movimento cultural de grande envergadura, ocupando plenamente as instalações que hoje se oferecem em diversos pontos da cidade.
O TEATRO Municipal Ariano Suassuna será um desafio para a cultura nos próximos anos. Ocupar tal espaço é um objetivo que deve merecer a atenção dos administradores públicos, utilizando uma programação que dê ao local a sua verdadeira dimensão de atratividade. Nem sempre os grandes teatros nacionais são ocupados plenamente durante o ano e aquele espaço corre o mesmo risco se não houver uma utilização racional, preferencialmente compartilhada com outras instituições.
A CIDADE evoluiu, o movimento cultural hoje possui muitas características e é preciso que todas as manifestações artísticas tenham vez e voz. Para isto, é imprescindível a fixação de política de incentivos que ofereça mais recursos à produção local, permitindo a ocupação satisfatória dos espaços disponíveis.
Deixe o seu comentário