Editorial - O erro persiste

quarta-feira, 29 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

ATÉ AGORA a Câmara Municipal não colocou na pauta de votação proposta do atual líder de governo sobre a mudança do nome do plenário para Jean Bazet. A indefinição continua, embora os parlamentares concordem em reconhecer a importância do político friburguense. Mas não tomaram nenhuma atitude para modificar a atual situação.

O LIDER do governo, Marcelo Verly (PSDB), autor da proposta feita há mais de dois anos, é o atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo, na qual dorme o projeto durante todo esse tempo. O que estará existindo para retardar por tanto tempo uma decisão simples? Má vontade política com o homenageado?

NÃO CUSTA repetir, como vimos insistindo, a importância da figura em questão. Jean Bazet foi muito mais que um político: administrou a cidade com visão estratégica, traçou ruas, criou praças, instituiu repartições públicas e, além disso, foi o primeiro presidente da Câmara e também o primeiro ‘prefeito municipal’. Como se vê, não foi um político simplesmente e, sim, um verdadeiro faz-tudo na vida pública friburguense.

A HISTÓRIA friburguense tratou de dar destaque a quem realmente trabalhou pela cidade e seu nome é sempre lembrado quando se fala da nossa formação histórica. Porém, seu nome ficou lembrado apenas nas páginas dos livros da história friburguense, não existindo nenhum monumento, nenhuma local que homenageasse a sua figura para a municipalidade.

O ERRO, lamentavelmente, persiste e não se conhece as razões para tal. Jean Bazet não teve partido político, não distribuiu privilégios, não fez politicagem. Fez tudo por Nova Friburgo. Não é justo, portanto, receber dos ‘colegas do legislativo’ a indiferença e o desprezo, sendo ele o patriarca da política friburguense.

PORÉM, mais que lamentar a incorreção, é ver que até agora não se conhece as razões para tanta demora, já que o autor da proposta é o novo líder do governo e este, como é sabido, tem compromissos assumidos com a memória do município. O momento, pois, é oportuno para resgatar a figura de Jean Bazet, ainda mais quando se aproxima a data de mais um aniversário de nossa cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade