DURANTE anos, Nova Friburgo exibe o slogan de "capital da moda íntima” devido à grande quantidade de indústrias que formam um dos maiores polos de confecção do país. A confirmação dessa fama pode ser vista por diversos bairros da cidade, notadamente Ponte da Saudade, Olaria e Conselheiro Paulino. Juntos, os três núcleos respondem por milhares de empregos e uma grossa fatia do bolo da economia do município.
A AMPLIAÇÃO do parque fabril friburguense tem em Conselheiro Paulino a sua rota de crescimento e expansão. No distrito, hoje já existem centenas de empresas dos variados setores e a tendência é crescer ainda mais, tornando-se um polo industrial que possui também uma grande malha comercial e de serviços, sem falar no constante crescimento habitacional.
O DISTRITO, que durante muitos anos foi um produtor rural, hoje cede seus espaços à indústria e ao comércio, modificando radicalmente a característica do local. Assim como Olaria, Conselheiro Paulino é uma cidade dentro da cidade, mas, como nos demais bairros e distritos de Nova Friburgo, sofre o mal do crescimento desordenado e da falta de infraestrutura para atender empresas e a população.
A Acianf implantou um escritório de representação no distrito, como fez em Olaria, permitindo o relacionamento entre as empresas e a busca de novos investimentos. Com isso, a entidade espera reativar e promover as atividades comerciais e sociais de Conselheiro Paulino, num processo permanente de integração comunitária.
APESAR dos esforços da iniciativa privada, o poder público não vem se sensibilizando para o desenvolvimento econômico do município, deixando a desejar na fixação de políticas e incentivos que beneficiem o empresariado. Sem apoio governamental, a iniciativa privada reclama, e com razão, da ausência do Executivo, na realização de obras, e do Legislativo, na criação de leis que favoreçam a geração de novos empregos.
O CRESCIMENTO industrial do município é irreversível e é preciso que os governos, sucessivamente, formulem políticas de incentivo à sua expansão, realizando trabalhos de planejamento urbano, combinando a produtividade com a qualidade de vida dos habitantes. Nova Friburgo tem compromisso com o progresso e deve, portanto, utilizar esse enorme potencial para fazer o melhor trabalho.
Deixe o seu comentário