Editorial - Novo apelo

quinta-feira, 24 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A DOAÇÃO de sangue tem sido um permanente desafio das autoridades médicas para o suprimento da rede hospitalar em todo país e em Nova Friburgo não é diferente. Não se trata simplesmente de um caso de gestão e, sim, de conscientização. Sem a ação individual do homem, muitas vidas correm risco e ainda não se criou nada para substituir a solidariedade.

AMPLIANDO as políticas de incentivo à doação de sangue, a Câmara Municipal aprovou a criação do Certificado Empresa Amiga da Vida como um reconhecimento às empresas e instituições friburguenses que incorporarem a doação como política de recursos humanos e prática de cidadania. A proposta de autoria do vereador Claudio Damião atinge, assim, a segmentos de grande capacidade de mobilização e sensibilização.

MUITOS pacientes correm risco de vida quando falta sangue no atendimento médico de emergência. Esta situação se agrava pelo aumento no número de veículos e de acidentes nas estradas durante feriados prolongados, sem falar na incidência cada vez maior da violência urbana. A falta de informação faz com que apenas 2% da população brasileira sejam doadores de sangue.

O PROBLEMA com a doação de sangue em Nova Friburgo só poderá ser abrandado através da conscientização da sociedade para a importância desse gesto. Trata-se de um pequeno gesto que pode salvar vidas e não deve ser encarado com indiferença pela população. Cabe ainda às autoridades públicas sugerir campanhas e esclarecimentos nas escolas do município que ressaltem o valor da doação como um ato de cidadania.

AS EMPRESAS e instituições municipais podem colaborar muito estimulando seus colaboradores para a prática da doação voluntária. Para quem promove a prática da doação, a medida cria uma nova ponte de interatividade com a comunidade, valorizando as relações com população. Para isto não é preciso muita coisa, basta vontade de ajudar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade