Editorial - Nova Friburgo global - 15 de dezembro.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

ALGUMAS iniciativas friburguenses conquistam notoriedade e logo atraem turistas e interessados em busca do novo conhecimento. E um exemplo marcante de boa iniciativa foi dado semana passada com a realização do 4º Festival Internacional de Cinema Socioambiental, cumprindo uma trajetória que a cada ano consagra-o no universo ambiental no Brasil e no mundo.

OS 147 filmes de 36 países dos cinco continentes que se inscreveram no festival mostraram que os problemas ambientais do planeta ganham dimensão crescente num debate que une as nações em torno de uma causa comum – a vida. O cinema foi o melhor meio de comunicação para expandir este ideal e Nova Friburgo foi o palco para cineastas mostrarem as suas preocupações.

A INICIATIVA preenche todos os requisitos para durar, pois decorre da maior consciência ambiental da sociedade e uma questão importante para os governos que assistem indiferentes à degradação dos recursos naturais. Trata-se de um bom momento para fazer um questionamento sobre a situação social das populações que em última instância deságua na questão do meio ambiente.

A PRESENÇA do poder público, através da Secretaria de Cultura, permitiu que o festival ganhasse uma sala de exibição à altura de seus objetivos e um apoio que ampliou a dimensão do evento. O Teatro Municipal vem abrigando grandes realizações e o festival cinematográfico provou que o seu uso pode preencher um calendário anual de eventos de tradição e renome.

O FRICINE pode superar em muito as expectativas dos seus organizadores, conquistando um público ávido pela discussão ambiental e que cresce a cada dia por questões óbvias. Manter este canal de comunicação com a população não deve ser interrompido e também deve ser cada vez mais incentivado pelo governo municipal.

A CULTURA friburguense, pela generalidade de suas atividades, deve continuar atenta às manifestações que possam influenciar favoravelmente a comunidade, promovendo a ampliação do conhecimento ao tempo que fortalece a cidadania. O Fricine mostrou que tem dimensão internacional e Nova Friburgo pode juntar-se a essa boa ideia que chegou para ficar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade