PESQUISAS sobre o nível de confiança no comércio varejista brasileiro revelam que o número de consumidores que pretendem fazer algum tipo de compra no varejo no segundo trimestre de 2009 aumentou, apesar da crise financeira. As intenções de compra apontam para os setores de informática, linha branca de eletrodomésticos e imagem e som. O desejo de consumo vem aumentando a cada trimestre, mesmo com a crise financeira.
SENSÍVEL À intenção do consumidor, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) lançou campanha publicitária do Dia das Mães em várias lojas da cidade. É intenção da associação, atrair o interesse dos friburguenses e de moradores de cidades vizinhas para o comércio local, principalmente numa época de grande apelo de consumo popular como é a data. Uma decisão acertada estimulando as compras, em nome do comércio e da economia do município.
A TENDÊNCIA de manutenção do consumo, porém, esbarra na restrição ao crédito, o que leva o consumidor a se conter, buscando uma atitude mais conservadora ao se endividar. Nada mais natural num mundo em crise, quando as perspectivas de crescimento ainda não estão claras. Há luz no fim do túnel, porém existe um longo caminho a ser percorrido até lá.
O COMÉRCIO friburguense procura cada vez mais inserir-se como um polo de consumo na região, contribuindo com o crescimento da renda municipal, na qualidade de vida e na geração de empregos. A grande movimentação confere à cidade um status de polo econômico regional de forma inequívoca e é preciso aproveitar a oportunidade de mostrar sua capacidade de atrair consumidores, gerando novos negócios.
O TRABALHO desenvolvido pela Acianf para beneficiar comerciantes e comerciários não se limita às campanhas promocionais nem às ações de responsabilidade social, das quais a instituição vem participando de forma expressiva ao longo dos anos. Através de inúmeros contatos tem permitido o debate de temas que dizem respeito não apenas ao comércio, mas a todo o município.
OS RUMOS DA economia mundial determinam uma nova visão empresarial e o comércio não está fora deste contexto. Caberá ao setor perceber estas novas tendências e responder rapidamente às exigências, garantindo o seu lugar ao sol. Nova Friburgo, assim como as demais cidades, só tem a ganhar.
A CONSTATAÇÃO de que estamos enfrentando a crise e que temos chance de sair dela em breve espaço de tempo requer uma nova postura por parte dos governantes, facilitando e promovendo o crescimento econômico do município. E o comércio, com sua gama de produtos e ofertas, é de vital importância para atingir este sucesso, deixando a crise para trás.
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