Editorial - Mulher protegida - 14 de setembro 2011

quarta-feira, 14 de setembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

A MULHER friburguense ganhou mais dignidade no trato das questões da violência feminina com a inauguração, ontem, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). Ainda estamos longe de uma definição satisfatória para a questão da segurança pública no estado e no município, porém, como mostra a obra erguida anexo ao batalhão da Polícia Militar, estamos avançando nas políticas sociais do governador Sérgio Cabral.

A SEGURANÇA pública no município precisa garantir ao cidadão, além do policiamento, estrutura para atender correta e adequadamente quem procura os seus serviços. Nova Friburgo, como município de importância regional, e considerando ainda sua necessidade de reconstrução, necessita de um projeto que dê mais proteção ao cidadão e dignifique o servidor público muitas vezes responsabilizado injustamente pela precariedade dos serviços. A inauguração da Deam, portanto, mais que bem-vinda, é um imperativo da nova ordem pública e uma exigência da sociedade.

É TAMBÉM a confirmação da igualdade dos direitos e da participação em sua plenitude na vida social. Trata-se de um marco construído por anos de luta por uma inclusão negada durante muito tempo. Hoje com direitos conquistados, a mulher mostra sua força na sociedade, da qual Nova Friburgo se orgulha e a reconhece como mola mestra no crescimento e no desenvolvimento do município.

O AVANÇO feminino em todas as áreas mostrou que as conquistas vieram e fincaram raízes. Maior contingente da população no município, as mulheres conquistaram direitos e vantagens que estão enraizadas na cultura friburguense, no estilo de viver da cidade. Trabalhadoras responsáveis, mães e estudantes dedicadas, as mulheres friburguenses estão presentes na economia do município e em toda a vida social.

AS DIVERSAS entidades de direito das mulheres também participam efetivamente na vida do município. Organizações não governamentais complementam essa luta cotidiana com atividades que relevam a participação feminina em seus múltiplos aspectos, ainda que encontrem barreiras políticas para um melhor desempenho de suas atividades. Mas são de grande valor na conscientização feminina, servindo de fonte de aconselhamento e preparação para manter sempre atuante a participação da mulher.

DIFICULDADES ainda existirão, porém, é de se ressaltar a presença da mulher friburguense na sociedade, marcando a formação de gerações com dignidade e dedicação. Este, sim, é um verdadeiro presente para Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade