HÁ ALGUNS anos o TSE – Tribunal Superior Eleitoral implantou nas escolas públicas e particulares do Distrito Federal e em outras cidades brasileiras o programa Eleitor do Futuro, com o objetivo de informar e incentivar o pequeno eleitor sobre a importância de votar certo e consciente. O programa abrange diversos aspectos da cidadania e foi destinado aos alunos com idades entre 10 e 18 anos.
É SABIDO que a apatia dos jovens pela política vem se revelando num novo problema do país. As campanhas motivacionais não são suficientes para ligar o jovem ao voto. Apatia, desinteresse ou desilusão com os passos políticos, dentre os quais o mais negativo é a corrupção, afastam os jovens das urnas eleitorais.
A AVALIAÇÃO do TSE é de que a apatia deve ser combatida com a força do voto, voltado principalmente para as causas sociais. Neste aspecto, os jovens não têm porque se desmotivar. Num país cheio de contrastes sociais, as mudanças só poderão ocorrer com a participação do eleitorado, votando naqueles mais comprometidos com as propostas que reequilibrem tais contrastes.
DE ACORDO com a Justiça Eleitoral, o número de eleitores e candidatos com menos de 20 anos vem caindo desde quando o TSE começou a contabilizar os dados. Com vistas a mudar os números registrados, lançou campanhas publicitárias e promoveu projetos sociais para incentivar os mais novos a se alistarem e a votarem de maneira consciente, longe de armadilhas como a compra de votos e o clientelismo.
PURIFICAR O voto é o que propõem as autoridades eleitorais e esse mote deveria ser compartilhado também pelos políticos friburguenses que têm pretensões em outubro, podendo encontrar na juventude o caminho certo para uma vitória eleitoral. É preciso convencê-los, portanto, a não desistir e combater as desigualdades, exercendo maior pressão sobre os políticos.
ESPECIALISTAS em análises eleitorais dão um duro recado aos candidatos este ano: esqueçam o discurso e exercitem o diálogo. Com o universo on-line cada vez mais presente na vida dos jovens, o poder de convencimento da internet ganha dimensão espetacular, como foi visto na vitória de Barak Obama para a presidência dos Estados Unidos, transformando-se na segunda fonte de informação para os eleitores depois da televisão. Cada vez mais a frase do apresentador Chacrinha ganha destaque: “quem não se comunica, se trumbica”.
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