NA DISPUTA desenfreada praticada pelas empresas de telefonia no Brasil, milhões são gastos na propaganda, principalmente nas festas de fim de ano, porém, não oferecem um serviço à altura daquilo que divulgam. Além dos problemas relacionados aos direitos dos consumidores, que são muitos, outro mau exemplo está bem próximo do friburguense – os orelhões da cidade e sua contumaz mudez.
TRATA-SE de um serviço público prestado sem a menor consideração com os usuários, que procuram um aparelho em funcionamento. A manutenção é deficiente, deixando a população sem este imprescindível instrumento de comunicação. Os que funcionam estão surrados e sujos.
PARA UMA cidade com tradição turística, com uma economia marcante na região e bons indicadores de desenvolvimento humano, o serviço de telecomunicações fica a desejar. Há no município um número insuficiente de aparelhos, sendo muitos em ‘manutenção’, vale dizer, mudos. O resultado é uma revolta constante da comunidade pela baixa qualidade oferecida, sendo que o problema não se restringe apenas à área urbana, prejudicando também as comunidades rurais, inclusive nos fechamentos de negócios.
A EXCLUSÃO digital também é percebida nas áreas rurais do município, onde não há telefonia fixa. Áreas importantes nos distritos com produção agrícola e altas taxas de turismo ficam sem a indispensável conexão. Sem telefonia, sem Internet, comunidades se limitam aos poucos acessos que existem, sem participar da sociedade da informação.
NA CONTRAMÃO dos serviços prestados, cresce a cada dia o número de usuários brasileiros que possuem um aparelho celular. Faz parte, hoje em dia, da identidade pessoal. Porém, ainda existe um longo caminho a percorrer para atingir a tão sonhada exigência que a tecnologia oferece. Sofisticados, modernos e caros, são motivo de cobiça permanente do consumidor. Porém, como se conseguirá utilizá-lo normalmente é outra conversa.
ASSIM COMO a Anatel, que regulamenta as atividades do setor no país, o governo municipal pode fazer a sua parte pressionando as autoridades no sentido de melhorar as telecomunicações na cidade. Com os enormes avanços das comunicações, é inadmissível que Nova Friburgo não receba plenamente os benefícios da inclusão digital.
O ESFORÇO político será recompensado com a melhoria da qualidade de vida da população, o que certamente se traduzirá em votos para os seus autores e mais prestígio para a cidade.
Deixe o seu comentário