Editorial - Letras de otimismo - 29 de março 2011

terça-feira, 29 de março de 2011
por Jornal A Voz da Serra

UM BOM exemplo na superação das dificuldades de Nova Friburgo após a chuva de janeiro vem sendo feito pela Universidade Candido Mendes, através de seu curso de Comunicação Social, com a divulgação de informações positivas sobre a reconstrução do município. Além de divulgar o esforço para reerguer a economia friburguense, o projeto A Nossa Friburgo reforça a autoestima da população, tão abalada com a tragédia. Nem tudo está perdido.

COMO FOI publicado na edição deste fim de semana de A VOZ DA SERRA, empresários do setor do turismo estão otimistas com o retorno à normalidade, embora ainda sintam os efeitos da catástrofe com relação ao número de visitantes na cidade. O turismo não sofreu perdas materiais e os hotéis e pousadas, além dos restaurantes e do comércio e serviços em geral, continuam funcionando normalmente.

O EMPENHO dos empresários, através dessa integração, abre novas perspectivas de negócios para diversos setores da economia. E cada vez torna-se necessário preparar os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra para esta tendência, permitindo que a atividade também ganhe força e consolide sua importância no cenário do turismo ambiental brasileiro naquele lugar de Mata Atlântica.

ALÉM DO interesse da iniciativa privada, o governo municipal pode oferecer uma parceria consistente, estimulando o turismo ao tempo que beneficia as pequenas localidades dos dois distritos. O município necessita de um planejamento turístico em sintonia com os programas federais e estaduais, como o Estatuto das Cidades e as leis ambientais que disciplinam uma série de situações que Nova Friburgo ainda não conseguiu solucionar.

PARA TANTO, é necessário um envolvimento dos poderes públicos na fixação de políticas e num grande trabalho de conscientização da atividade turística para todos os friburguenses. O desafio trará um retorno benéfico a toda a comunidade, com uma valorização cada vez maior do nosso rico patrimônio.

A RECONSTRUÇÃO de Nova Friburgo pode servir de momento para a mudança nos processos de comunicação com a população, como bem faz a Candido Mendes, relatando expressivos e otimistas depoimentos da sociedade. A economia municipal irá se reerguer com o esforço da comunidade e o apoio dos governantes. Se isto for conseguido, Nova Friburgo só terá boas notícias para divulgar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade