Editorial - Janela aberta

sexta-feira, 07 de maio de 2010
por Jornal A Voz da Serra

ALUNOS DA rede pública de Nova Friburgo estão sendo beneficiados pelo programa Cinema para Todos, projeto da secretaria estadual de Cultura em parceria com a secretaria de Educação. Faz parte da bem-sucedida intenção de promover uma aproximação dos jovens com o cinema brasileiro, estimulando a reflexão e o debate sobre a realidade cultural do país.

INICIADO em 2008, o projeto prevê distribuir, até o fim do ano, 1,7milhão de vales-ingressos facilitando o acesso a obras nacionais lançadas recentemente e que muitas vezes são inacessíveis devido aos preços cobrados normalmente nas bilheterias. Além de estimular o hábito de assistir a filmes nacionais, a parceria com os cinemas também promove uma maior frequência às salas de exibição.

A INTENÇÃO do governo estadual é estimular a exibição de filmes brasileiros não apenas no Rio – a principal cidade – como nos demais municípios do estado. Dos 92 municípios apenas 24 contam com cinemas. Com este baixo índice, o circuito exibidor não se sensibiliza para o aumento de salas, o que também prejudica o acesso a filmes nacionais. O programa, portanto, supre deficiências de exibidores e espectadores aumentando a taxa de ocupação das salas.

O PROJETO também estimula a cadeia produtiva do audiovisual com a formação de público para o cinema nacional. O estado possui forte vocação para o cinema. O Rio de Janeiro é o maior polo da industria audiovisual do Brasil e, provavelmente, da America Latina, sendo o governo estadual um dos principais incentivadores, com isenção de ICMS para a importação de equipamentos e a criação de fundos para a produção de filmes.

NOVA FRIBURGO também tem a sua afinidade com o cinema. Em outras épocas possuía muitas salas e o hábito de ir ao cinema era um componente do lazer e entretenimento friburguense. Além de ser berço de cineastas, atrizes e atores, a cidade hoje promove o Fri Cine Socioambiental, mostra competitiva com temas ambientais que garante a participação de cineastas de todo o país.

O FESTIVAL é uma pequena mostra do potencial do município para realizar outros festivais cinematográficos, a exemplo de Gramado e outras cidades brasileiras. O desafio depende da visão dos administradores, da participação da comunidade cultural e da iniciativa privada. Com uma forte tradição turística, os festivais podem ter vida longa na cidade, sendo o cinema uma delas. Por que não incentivar?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade